Cães passam por luto quando algum outro cachorro da casa morre - Pet é pop

Cães passam por luto quando algum outro cachorro da casa morre

Cães passam por luto quando algum outro cachorro da casa morre
Cães passam por luto quando algum outro cachorro da casa morre
Cães passam por luto quando algum outro cachorro da casa morre (Foto: Sahand Khorshidi/Unsplash)

De acordo com um novo estudo, os cães realmente sofrem os impactos do luto quando outro cachorro da família morre, com padrões de sono e até apetite afetados pela dor.

Veja também:

+ Luto: Mochi, a cadela com a língua mais longa do mundo, morre nos EUA
+ Quanto tempo um gato aguenta ficar sem seu humano antes de sentir solidão?
+ 7 sinais de que seu cão adotado sofreu abusos antes de morar com você

Os pesquisadores da Universidade de Milão, que publicaram o estudo na última quinta-feira (24) na revista Scientific Reports, analisaram as respostas de 426 adultos italianos que responderam um “questionário de luto para cães” online para investigar como os cães vivenciam o luto.

Todos os participantes passaram pela perda de um de seus cães enquanto pelo menos outro cachorro ainda estava vivo, e o questionário analisou o comportamento e as emoções do dono e de seus cães que restaram após a morte de um deles.

Os resultados revelaram que 86% dos donos disseram que seus cães sobreviventes apresentaram mudanças comportamentais após a morte de outro canino da casa.

Uma das autoras do estudo, Federica Pirrone, disse que, como resultado, os donos descreveram que os cães sobreviventes passaram a comer menos, dormir mais e buscar mais atenção de seus tutores.

Ela disse que os resultados não parecem ser afetados pelo nível de apego entre o dono e seu cachorro ou se eles humanizaram seus animais de estimação, sugerindo que os donos não estavam simplesmente projetando sua dor.

Embora a equipe diga que não está claro se as descobertas podem ser descritas como luto, eles dizem que o trabalho indica potencialmente uma questão de bem-estar negligenciada dos cães após a morte de um de seus irmãos caninos.

“Os cães são animais altamente emocionais que desenvolvem laços muito próximos com os membros do grupo familiar. Isso significa que eles podem ficar muito angustiados se um deles morrer e esforços devem ser feitos para ajudá-los a lidar com essa angústia”, disse a pesquisadora ao The Guardian.

Expressões de pesar não são exclusivas dos humanos: grandes macacos, golfinhos, elefantes e pássaros estão entre as espécies que foram observadas participando de rituais em torno da morte e parecem estar de luto.



  • Back to top