Cães ou gatos deixam as pessoas mais felizes? A ciência responde - Pet é pop

Cães ou gatos deixam as pessoas mais felizes? A ciência responde

Cães ou gatos deixam as pessoas mais felizes? A ciência responde



Cães ou gatos deixam as pessoas mais felizes? A ciência responde
Imagem de Bao_5 por Pixabay

Muitas pesquisas sugerem que ter um pet melhora a qualidade de vida dos seres humanos. O psicólogo Brad Stennerson, do centro de aconselhamento da Universidade de Oklahoma, decidiu, então, investigar qual animal de estimação deixa as pessoas mais felizes: cães ou gatos?

Veja também:

Segundo o Pet Guide, o especialista revisou diversas pesquisas e comparou três categorias: a capacidade do animal de estimação de fornecer conforto ou melhorar o humor dos humanos; o nível de apego e conexão social que existe graças ao pet e o impacto dele nas atividades de seus donos. Segundo o pesquisador, esses fatores estão diretamente ligados ao bem-estar dos humanos.

Enquanto alguns estudos sugerem que ter um animal de estimação, seja cão ou gato, reduz o estresse, diminui a solidão, outros não mostram correlação entre o humor ou sintomas depressivos com o fato de possuir um pet. Além disso, o pesquisador se deparou com diferentes metodologias. Depois de muita análise, o especialista considerou que tanto cães quanto gatos melhoram nosso humor, e igualmente.

Quanto ao apego de humanos com cães e gatos, os resultados foram mais evidentes. Segundo o psicólogo Brad Stennerson, os cachorros tendem a sair mais e a ajudam seus donos a criar conexões. Assim, nessa categoria, os cães trazem mais benefícios para a nossa saúde mental.

Veja também:

No último quesito, as evidências foram esmagadoras. Sabendo que a realização de exercícios é boa tanto para a saúde física quanto mental, nos sentimos melhor quando estamos ativos. E, de fato, as pessoas tendem a fazer mais atividades físicas com seus cães. Logo, o pesquisador coloca mais uma vez os cachorros em vantagem.

O psicólogo Brad Stennerson aceita todo o crédito por “resolver” o problema de uma vez por todas ao concluir que cães deixam as pessoas mais felizes que gatos. Com o resultado científico, o especialista incentiva todos a adotar um (ou três) cachorros imediatamente. Ficou convencido com os argumentos? Quem o faz mais feliz: cães ou gatos?

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top