Cães e gatos podem ter alergia de humanos? Veja o que dizem os cientistas - Pet é pop

Cães e gatos podem ter alergia de humanos? Veja o que dizem os cientistas

Cães e gatos podem ter alergia de humanos? Veja o que dizem os cientistas
Cães e gatos podem ter alergia de humanos? Veja o que dizem os cientistas
Cães e gatos podem ter alergia de humanos? Veja o que dizem os cientistas (Foto: Oleg Ivanov/Unsplash)

Você provavelmente conhece pelo menos uma pessoa que é alérgica a cachorro ou gato. Porém, de acordo com um estudo, cerca de 10 a 20 por cento das pessoas em todo o mundo apresentam alguns sintomas de alergia a esses animais domésticos comuns.

Veja também:

Produtos de limpeza podem provocar alergias no seu pet; saiba como evitar
5 sinais de que o seu cão está com alergia alimentar
Ciência explica lambidas no rosto do dono e outros 11 comportamentos dos cães

Certamente, esta não é a primeira vez que você lê sobre pessoas que são alérgicas a animais, especificamente cães e gatos. Mas você já se perguntou se o oposto é possível? Seu gato ou cachorro pode ser alérgico a você, ao dono ou a humanos em geral?

De acordo com relatos sobre essa rara ocorrência, vários estudos e experimentos sugerem a probabilidade de que animais de estimação possam, de fato, ser alérgicos a nós, humanos, embora nada é certo, por enquanto. Se houver animais de estimação com alergia, eles serão excepcionalmente raros.

Reações alérgicas em animais domésticos

O dermatologista Douglas Deboer, cuja pesquisa se concentra em doenças de pele e reações alérgicas em animais domésticos explica que as reações a cães ou gatos geralmente ocorrem quando um indivíduo é alérgico à pelos do animal. Portanto, na ocorrência de um cão ou gato ser alérgico a humanos, tais reações resultariam da exposição a pelos humanos.

Testes de alergia foram feitos nesses animais domésticos, diz Deboer, embora a maioria dos resultados desses testes tenham sido negativos. O dermatologista acrescenta que uma quantidade mínima de testes, cerca de 2%, mostra a reação dos animais à pelos humanos.

Apesar da pequena quantidade de testes positivos, Deboer explica que o resultado está longe de ser decisivo ou convincente. Os testes de alergia, ele elabora, não são perfeitos e apresentam taxas consideravelmente altas dos chamados “falsos positivos”.

Testes de alergia para animais domésticos são bastante raros

De acordo com a imunologista da Universidade de Washington, Elia Tait Wojno, o teste de alergia para esses animais domésticos é bastante raro.

Em geral, mesmo quando um cão exibe sintomas claros de alergia de pele ou dermatite atópica, os veterinários geralmente prescrevem medicação para o controle de alergia em vez de conduzir um teste de alergia inteiro para identificar a causa raiz.

Portanto, torna-se um grande desafio entender quantos cães sofrem de alergias e a que, em particular, eles realmente têm reações alérgicas.

Por causa disso, embora a existência de alergias humanas nesses animais domésticos seja discutível, há evidências sugerindo que seus animais de estimação favoritos podem ser alérgicos uns aos outros. Pode não ser comum, mas houve circunstâncias em que gatos, que são bem mais suscetíveis a desenvolver sintomas de asma alérgica, mostraram alergia a cães.

Wojno diz que, assim como as alergias humanas em cães e gatos, é uma área sobre a qual os pesquisadores têm relativamente pouco conhecimento. Ela acrescenta que espera que novas pesquisas revelem mais sobre como as alergias se manifestam em animais domésticos.

“Eu acho que essa é uma área de estudos em andamento que será importante à medida que aprendemos como tratar essas alergias de forma mais eficaz”, conclui.

  • Back to top