Cães e gatos farão teste de Covid na Coreia do Sul - Pet é pop

Cães e gatos farão teste de Covid na Coreia do Sul

Cães e gatos farão teste de Covid na Coreia do Sul
Cães e gatos farão teste de Covid na Coreia do Sul
Cães e gatos farão teste de Covid na Coreia do Sul (Foto: CABIN Kim/Pixabay)

De acordo com autoridades da Coreia do Sul, os cães e gatos não são exceções às regras de quarentena e testes de Covid-19.

Veja também:

O apelo do governo para testar animais de estimação para o coronavírus veio depois que um gatinho testou positivo para o vírus na cidade de Jinju, no sudeste do país. O gato foi o primeiro animal de estimação descoberto com o vírus no país, disseram autoridades na semana passada.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul anunciou no domingo que animais de estimação expostos a alguém com o vírus ou apresentando sintomas devem ser testados e colocados em quarentena.

“Se for confirmado que os animais de estimação estão infectados com o vírus, eles devem se isolar em princípio”, disseram as autoridades em um comunicado à imprensa. O centro disse que os animais de estimação podem ser colocados em quarentena nas instalações do governo local se seus donos não puderem isolá-los por conta própria.

O governo disse que nenhum animal de estimação transmitiu o vírus aos humanos, embora especialistas tenham dito que não podem descartar tal possibilidade. “A melhor maneira de prevenir os animais do vírus é praticar o distanciamento social com outros animais e humanos tanto quanto possível”, disse Lyoo Young-soo, professor de Medicina Veterinária da Universidade de Konkuk, ao site VICE.

“Uma vez que as pessoas geralmente estão em contato próximo com seus animais de estimação em seus lugares, eles devem fazer o teste se os proprietários derem positivo”, acrescentou ele.

Yoo Han-sang, professor de Medicina Veterinária da Universidade Nacional de Seul, disse à VICE que os donos de animais de estimação devem cuidar da higiene dos animais “porque nunca saberíamos o que poderia vir junto com eles”, e ainda acrescentou: “Acho que devemos pensar em vacinas para animais [para conter o vírus], embora a [distribuição] da vacina para humanos seja mais urgente no momento”.

Gatos, cães e até leões e tigres já haviam testado positivo para o coronavírus em lugares como Hong Kong e Estados Unidos. Em um estudo, seis entre 50 gatos de famílias com pessoas infectadas com o coronavírus também estavam infectados. Os gatos infectados, no entanto, não desenvolveram quaisquer sintomas.

Um grupo de cientistas disse que cães e gatos podem precisar ser vacinados contra Covid-19 para conter a disseminação do vírus. “O Covid pode infectar uma ampla gama de espécies hospedeiras, incluindo gatos, cães, visons e outras espécies selvagens e domesticadas e, portanto, a vacinação de animais domesticados pode ser necessária para interromper a evolução do vírus”, disseram os cientistas em um editorial na revista médica Virulence publicado no mês passado.

  • Back to top