Os cães de trenó foram fundamentais para que os homens pudessem conquistar o mundo na Era do Gelo. Uma pesquisa publicada na revista Science, nesta quinta-feira, concluiu que os cães ancestrais – adaptados ao frio congelante – ajudaram os primeiros seres humanos a sobreviverem no Ártico há mais de 10.000 anos.
Veja também:
- Quarentena: dicas para preparar seu pet para volta da rotina
- 38 filhotes de buldogue francês morrem em voo entre Ucrânia e Canadá
- Conheça a primeira golden retriever a fazer 20 anos de idade
“Ser capaz de mover grandes quantidades de materiais e alimentos por grandes espaços em terrenos tão difíceis teria sido uma grande vantagem”, disse Shyam Gopalakrishnan, geneticista populacional da Universidade de Copenhague e principal autor do estudo, juntamente com geneticista Mikkel Sinding. “Pode ter sido fundamental para os seres humanos se estabelecerem o Ártico.”
Para chegar a essa conclusão, o estudo comparou a genética de raças modernas de 134 cães de trenó – incluindo os huskies do Alasca e da Sibéria usados para corridas de trenós, bem como malamutes do Alasca e 10 cães da Groenlândia – ao DNA de um cão que viveu há 9.500 anos na ilha Zhokhov, acima o Círculo Polar Ártico, na Sibéria Oriental, onde foram encontradas evidências arqueológicas dos primeiros trenós para cães.
Os pesquisadores determinaram que as raças modernas de cães de trenó e os cães ancestrais compartilham muitos dos mesmos genes, formando uma linhagem distinta. Isso revela a antiguidade dos cães de trenó e sugere a importância dos animais para a sobrevivência humana à medida que os homens se espalharam pelo Ártico, perto do fim do última Era do Gelo.
O cão siberiano ancestral mostrou várias adaptações que o teriam ajudado a sobreviver em condições muito frias, como pelos mais compridos e espessas almofadas nos pés, o que pode tê-lo ajudado a correr ainda mais na neve e no gelo. As raças modernas de cães de trenó mantiveram essas adaptações, segundo o autor do estudo.
Domesticação de cães
A pesquisa também sustenta a ideia de que a domesticação de cães ocorreu cerca de 35.000 anos atrás (muito antes do que se imaginava). “Os cães já tinham populações diferentes 10.000 anos atrás”, disse Gopalakrishnan. “Portanto, a ideia original de 10.000 a 15.000 anos para domesticação simplesmente não se sustenta.”
Robert Losey, arqueólogo da Universidade de Alberta em Edmonton, estudou os trenós puxados por cães ancestrais na Rússia e na América do Norte. Para o especialista, os trenós puxados por cães modernos, onde até 20 animais conduzem várias pessoas, são diferentes dos modelos antigos.
“Meu palpite é que havia apenas um ou dois cães talvez puxando um trenó ou puxando um trenó em conjunto com as pessoas. E eles provavelmente carregavam mochilas nas costas”, disse. As revelações da pesquisa devem servir de impulso para a proteção desses animais, que estão ameaçados de extinção.
Veja também:
- Receitas de pipoca: cães também participam de festa junina
- 4 dicas para cuidar do seu pet no inverno
- 10 sinais de que seu cão quer um tempo sozinho
Veja também:
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ 5 dicas para escolher o modelo ideal de sofá para a sala de estar
+ Pessoas que gostam de cerveja IPA têm personalidade parecida, diz estudo. Saiba mais!
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
+ Gato e porquinho viram melhores amigos quando passaram a viver na mesma casa
+ CPTM atualiza mapa das linhas da CPTM e Metrô
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé
+ De biquíni verde cavado Lívia Andrade arranca elogios da web ao tomar banho de sol
+ Irmã de Juliana Caetano exibe corpão e brinca com fãs: “O que te faz ver estrelas?”
+ Aos 68 anos, Bruna Lombardi posta foto de biquíni ‘contra sua vontade’
+ Marcella Rica e Vitória Strada vão se casar
+ Vídeos íntimos de Raissa Barbosa vazam em sites de conteúdo adulto
+ Ellen Rocche posta foto de ensaio nu na ‘Playboy’ e ganha elogios dos fãs
+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos
+ Líder de seita sexual apocalíptica é condenado a 1.075 anos de prisão
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ ‘Borboletas no estômago’ indicam algo além de estar apaixonado
+ 10 sinais de que seu parceiro não te ama (como você gosta dele)