Cães da raça border collie mostram inteligência impressionante em estudo - Pet é pop

Cães da raça border collie mostram inteligência impressionante em estudo

Cães da raça border collie mostram inteligência impressionante em estudo
Cães da raça border collie mostram inteligência impressionante em estudo
Cães da raça border collie mostram inteligência impressionante em estudo (Foto: Erin Minuskin/Unsplash)

Em um estudo realizado pela Eotvos Lorand University, na Hungria, os cientistas descobriram que os cães da raça border collie possuem uma inteligência acima da média entre os cachorros.

Veja também:

+ Quem é mais inteligente, cão ou gato? A resposta não é simples, diz a ciência
+ Vídeo: reação de gato quando o dono sai de casa é de cortar o coração
+ Adele chamava seu cãozinho de Britney Spears e mudou para Louis Armstrong; entenda

Analisando a capacidade de seis collies de todo o mundo, identificados por meio do Genius Dog Challenge, de aprender os nomes de brinquedos, eles descobriram que a maioria aprendeu 12 novos nomes de brinquedos em uma semana e se lembrou deles por dois meses.

Os pesquisadores sugerem que esses cães são um modelo poderoso para estudar os mecanismos mentais relacionados à aquisição de palavras em não humanos.

“Sabemos que os cães podem aprender facilmente palavras que estão ligadas a ações, como ‘ficar’ ou ‘sentar'”, disse Shany Dror, pesquisador líder do Family Dog Project. “Mas muito poucos cães podem aprender nomes de objetos. Por mais de dois anos, pesquisamos em todo o mundo por cães que aprenderam os nomes de seus brinquedos e conseguimos encontrar seis.”

Os cães, Max da Hungria, Gaia do Brasil, Nalani da Holanda, Squall dos EUA, Whisky da Noruega e Rico da Espanha, todos se qualificaram para participar do desafio. Para isso, os animais tiveram que provar que sabiam os nomes de mais de 28 brinquedos, sendo que alguns sabiam mais de 100.

Gaia e sua dona Isabella, do Brasil, participaram da pesquisa (Foto: Reprodução)

“Esses cães talentosos podem aprender novos nomes de brinquedos em uma velocidade notável Em nosso estudo anterior, descobrimos que eles podiam aprender um novo nome de brinquedo depois de ouvi-lo apenas quatro vezes”, disse Claudia Fugazza, chefe da equipe de pesquisa.  “Mas, com uma exposição tão curta, eles não formaram uma memória de longo prazo disso.”

No novo estudo, os pesquisadores desafiaram os donos dos cães a primeiro ensinar aos seus animais de estimação os nomes de seis brinquedos e, em seguida, 12 novos brinquedos em apenas uma semana.

Os pesquisadores ficaram surpresos com o fato de os cães serem capazes de aprender facilmente os nomes de 11 a 12 brinquedos. Além disso, um e dois meses depois de aprenderem os nomes dos novos brinquedos, eles foram testados novamente e os pesquisadores descobriram que eles ainda se lembravam dos nomes.

Os dados foram coletados durante os lockdowns causados pela Covid-19 e, portanto, os donos foram solicitados a instalar duas câmeras de vídeo em casa e se conectar a uma transmissão ao vivo para que o comportamento dos cães e de seus donos pudesse ser totalmente monitorado.

  • Back to top