Cadela ‘mais inteligente do mundo’ morre nos EUA aos 15 anos - Pet é pop

Cadela ‘mais inteligente do mundo’ morre nos EUA aos 15 anos



Em virtude de vários problemas de saúde, na terça-feira da semana passada, dia 23, morreu a cadela Chaser aos 15 anos. Ela era uma border collie que vivia em uma casa na cidade de Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA).

Ela era considerada o cão mais inteligente do mundo. E ralou muito para chegar lá. Em 2004, ela foi adquirida pelo psiquiatra aposentado John Pilley.

Desde o primeiro dia, o psiquiatra passou a ensinar palavras para Chaser, que chegou ao fim da vida sabendo interpretar mais de mil delas.

Fotos Instagram

Durante os três primeiros anos, cadela e dono encararam treinamentos diários que variavam entre quatro e cinco horas.

Pilley mostrava um objeto para Chaser e repetia o nome da peça por até 40 vezes. Depois, escondia o objeto e pedia para a cadela encontrá-lo, dizendo apenas o nome.

No processo, ele usou 800 brinquedos de pelúcia, 116 bolas, 26 frisbees e várias peças de plástico até que Chase chegou à compreensão de impressionantes 1.022 palavras.

Os experimentos de John viraram um paper científico, publicado no jornal “Processos Comportamentais” da editora Elsevier. Os pesquisadores concluíram que a cadela passou pelo maior teste de memorização aplicado em um ser não humano.

Chaser também protagonizou um livro, no qual seu dono conta a história e o desenvolvimento da cadela, que ganhou uma página no Instagram.

O treinamento com o psiquiatra durou até junho do ano passado, quando ele morreu. Mas sua filha, Bianchi, participou do processo de aprendizado desde o início e deu sequência ao trabalho do pai.

Chaser foi enterrada no quintal da família, junto com outros animais que viveram ali e parte das cinzas do psiquiatra aposentado.

No vídeo abaixo, o apresentador do programa “Cosmos”, Neil deGrasse Tyson, conhece Chaser e seu dono:

Veja também

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo

  • Back to top