Cadela dálmata dá à luz 16 filhotes; todos passam bem - Pet é pop

Cadela dálmata dá à luz 16 filhotes; todos passam bem

Cadela dálmata dá à luz 16 filhotes; todos passam bem
Cadela dálmata dá à luz 16 filhotes; todos passam bem
Cadela dálmata dá à luz 16 filhotes; todos passam bem (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma dálmata deu à luz 16 filhotes durante um parto intenso na semana passada, com uma cesariana de emergência que trouxe muitos deles ao mundo.

Veja também:

+ Vídeo: cão cego por causa de dono relapso muda de família e ‘enlouquece’ na praia
+ 14 raças de cães ideais para donos preguiçosos
+ Tudo o que idosos precisam saber antes de adotar um cão

Luna, a dálmata, entrou em trabalho de parto por volta da meia-noite de 24 de junho e conseguiu dar à luz aos primeiros cinco filhotes sozinha antes de precisar de assistência veterinária para os últimos 11.

O Centro Veterinário de Fredericksburg, no Texas, postou sobre os nascimentos notáveis. “Estava tudo pronto esta manhã no Centro Veterinário de Fredericksburg para uma cesariana de emergência”, postaram os funcionários do centro no Facebook.

“Sempre esperamos que a intervenção não seja necessária para o parto, mas infelizmente após o parto de 5 filhotes sem problemas um dos filhotes virou culatra com a cabeça virada para trás”, continuou o post.

Seu trabalho de parto parou entre 6h30 e 7h da manhã, levando a uma mensagem do dono do cão para a Dra. Brittni Turner no centro veterinário. “Eu disse a ela para ir em frente e entrar, só porque não era a situação normal para um cão de raça grande. Eles normalmente não têm muitas complicações”, disse a médica ao site Newsweek.

“Consegui sentir uma perna no canal do parto, mas apenas a perna”, contou Turner. “Tiramos um raio-X e vimos que o filhote que deveria estar vindo no canal de parto foi ferido com a cabeça virada para o lado.”

Trinta minutos depois e após a radiografia, iniciou-se a cesariana. “Quando entramos na cirurgia, eu estava puxando cachorrinho após cachorrinho e acabamos precisando chamar todas as nossas recepcionistas e equipe para ajudar a limpar e reanimar os filhotes”, relembrou Turner à KSAT-TV.

Reanimar filhotes é quando alguém estimula e limpa sua boca e nariz. “Dra. Turner e nossa maravilhosa equipe de técnicos entraram em ação e entregaram com sucesso mais 11 filhotes pela cesariana de emergência”, acrescentou o centro no Facebook.

Felizmente, acredita-se que todos os cães estão bem. A Breeding Business relatou que o tamanho médio de uma ninhada de dálmata é de sete filhotes, o que significa que Luna mais que dobrou a média. Ela não estabeleceu um novo recorde mundial, pois pertence a uma dálmata chamada Melody, que deu à luz 19 filhotes na Austrália em 2019.

  • Back to top