Bola de pelo em gatos: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar - Pet é pop

Bola de pelo em gatos: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar

Bola de pelo em gatos: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar



Bola de pelo em gatos: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar
Bola de pelo em gatos: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar (Foto: Eric Han/Unsplash)

Como dono de um gato, você provavelmente já viu seu gato tendo bolas de pelo ocasionalmente. Os gatos normalmente vomitam uma bola de pelo, e isso pode ser angustiante para você e seu gato. Aqui estão algumas maneiras de ajudar a tratar e prevenir bolas de pelo de gatos.

Veja também:

8 sinais de que você precisa correr com seu gato ao veterinário
No Dia Internacional do Gato, veja 5 dicas para cuidar do bem-estar do seu bichano
Novo aplicativo promete traduzir os sons produzidos por gatos

O que causa as bolas de pelo de gato?

Quando um gato se limpa, ele geralmente engole o cabelo. Parte do cabelo passa pelo trato digestivo e chega às fezes sem complicações. Mas, em alguns gatos, o pelo se acumula no estômago e se transforma em uma bola de pelo.

Depois que o pelo se acumula no estômago e se forma uma bola de pelo, ela é vomitada e pode estar coberta por muco viscoso. Em alguns gatos, as bolas de pelo podem ficar grandes e causar uma obstrução no trato gastrointestinal.

As bolas de pelo de gato são normais?

As bolas de pelo podem ser normais para a maioria dos gatos. Mas, não é normal que eles vomitem com frequência. Se os episódios de vômito se tornarem mais frequentes ou persistentes, ou se o seu gato não estiver comendo, ele deve ser examinado pelo veterinário.

Outras doenças subjacentes que podem causar vômitos em gatos incluem crescimento excessivo de bactérias, parasitas intestinais, doença inflamatória intestinal ou linfoma gastrointestinal.

O que fazer se seu gato tiver bolas de pelo

Se o seu gato vomita bolas de pelo com muita frequência, entre em contato com o veterinário. Aqui estão alguns remédios e tratamentos para bolas de pelo de gato que você pode experimentar:

Laxatone: Este é um gel oral palatável que pode ajudar a prender o cabelo no estômago e tornar mais fácil para o cabelo passar pelo trato gastrointestinal do seu gato. Esses géis podem ajudar com bolas de pelo em alguns gatos.

Dietas de bolas de pelo sem prescrição: Certas fórmulas de ração para gatos são comercializadas para ajudar a prevenir e/ou controlar bolas de pelo. Essas dietas geralmente são ricas em fibras e ajudam a manter a motilidade gastrointestinal normal.

Dietas com prescrição: Se o seu gato tem dificuldade para expelir bolas de pelo, você deve conversar com o veterinário do seu gato sobre as opções de dietas com prescrição ou aditivos alimentares que podem ser úteis.

Como evitar que seu gato tenha bolas de pelo

Uma das melhores maneiras de evitar que seu gato tenha bolas de pelo é limpá-lo com frequência. Pentear e/ou escovar o pelo do seu gato ajuda a remover os pelos soltos, o que reduz a quantidade de pelos que ele ingere. Limitar a quantidade de pelos que seu gato engole pode ajudar a diminuir a formação de bolas de pelo no estômago.

Tanto as raças de pelo curto quanto as de pelo comprido podem ter bolas de pelo, mas é especialmente importante que os gatos de pelo comprido sejam escovados diariamente.

A escovação regular ajudará a minimizar os emaranhados que o seu gato tentará resolver por conta própria. Gastar algum tempo extra de qualidade todos os dias para escovar seu gato ajudará a reduzir e/ou prevenir bolas de pelo, além de promover a união entre o dono e o felino.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top