Banho demais faz mal: saiba com que frequência seu cão deve tomar aquela ducha - Pet é pop

Banho demais faz mal: saiba com que frequência seu cão deve tomar aquela ducha

Banho demais faz mal: saiba com que frequência seu cão deve tomar aquela ducha
Banho demais faz mal: saiba com que frequência seu cão deve tomar aquela ducha
Banho demais faz mal: saiba com que frequência seu cão deve tomar aquela ducha (Foto: Hayffield L/Unsplash)

Se o seu cachorro está muito sujo, o banho é a única solução para deixá-lo limpo. Mas, às vezes a lavagem excessiva pode desfazer a proteção do seu animal contra pulgas e carrapatos e remover os tratamentos que você aplica a cada mês.

Veja também:

+ Dia do Cachorro: conheça todos os cuidados na hora do banho
+ Mais anos ao seu lado: as 10 raças de cães com as maiores expectativas de vida
+ Channing Tatum divide banheira com cachorro em trailer de seu novo filme

Confira tudo o que você precisa saber sobre a higiene de seu cão:

Com que frequência devo lavar meu cachorro?

A pelagem do seu cachorro evoluiu para se limpar da sujeira básica do dia-a-dia. É aconselhável que você lave seu cão não mais do que uma vez por mês, ou até menos se puder. A verdade é que você realmente não precisa lavar seu cachorro regularmente.

Dito isso, todos nós estamos cientes de um certo medo que pode se acumular em nossos cães se eles não forem lavados ou escovados por um tempo. Para muitos proprietários, isso não é um problema, mas para aqueles que estão sentados com um filhote fedorento, não os lave mais do que uma vez por mês.

Lavar demais pode realmente causar alguns problemas ao seu cão, pois ele tem a pele muito sensível. Além do mais, se você usar qualquer tratamento contra pulgas ou vermes que seja aplicado ao pêlo do seu cão, eles serão lavados a cada banho, deixando seu animal vulnerável a esses parasitas. Portanto, lave-os raramente, se sentir que deve. Evite também shampoos humanos, pois os produtos químicos podem ser prejudiciais à pele e ao pelo do seu cão.

E a escovação?

Escovar o seu cão com frequência é a melhor maneira de manter o pelo limpo de qualquer coisa que ele possa pegar enquanto anda por aí. Pular em pilhas de folhas é uma ótima fonte de diversão para o seu filhote, mas também é uma maneira muito fácil para ele pegar pulgas e carrapatos.

Escovar bem pelo menos uma vez por dia ajudará a pentear para fora todos os visitantes indesejáveis ​​e a manter o pelo do seu cão com aspecto e toque suave. Escovar o seu cão ainda é perfeitamente bom durante os meses de inverno, já que eles naturalmente têm pelo suficiente para mantê-los aquecidos durante todo o ano.

Coisas que você pode fazer para evitar que seu filhote fique sujo:

  • Planeje sua rota para evitar destinos enlameados;
  • Use uma guia para desviá-lo das poças de água suja durante os passeios;
  • Compre uma jaqueta impermeável para o seu cão. As melhores características a serem observadas são: impermeabilização, durabilidade, forro duplo, ajuste e preço acessível.


  • Back to top