As 5 maneiras com que os cães ajudam a melhorar nossa saúde - Pet é pop

As 5 maneiras com que os cães ajudam a melhorar nossa saúde

As 5 maneiras com que os cães ajudam a melhorar nossa saúde
As 5 maneiras com que os cães ajudam a melhorar nossa saúde
As 5 maneiras com que os cães ajudam a melhorar nossa saúde (Foto: Magdalena Smolnicka/Unsplash)

Além de melhorar consideravelmente o nosso humor, um estudo recente mostra que a companhia dos cães também é realmente benéfica para a nossa saúde e bem-estar.

Veja também:

+ Saiba o que fazer para que seu pet obeso entre em forma com saúde
+ Confira as 10 raças de cães que mais detestam ficar sozinhos em casa
+ Homem que aparece em vídeo chutando um gato no mar pode pegar 10 anos de prisão

Para ajudar os donos de animais de estimação a entender os verdadeiros benefícios de possuir um amigo de quatro patas e como eles podem elevar seu fator de bem-estar, a Dra. Ciara Clarke, veterinária interna da Butternut Box, compartilhou seu conhecimento ao site Yorkshire Evening Post. Confira!

1. Mais atividade física

Os cães precisam de exercício tanto quanto seus donos, mas nós, humanos, muitas vezes podemos negligenciar nossa própria saúde e a necessidade de nos movermos. Quando você passa tempo ao ar livre, isso pode melhorar o humor, reduzir o estresse e contar para sua contagem diária de passos, tornando-se uma forma valiosa de exercício.

Os cães são animais ativos e precisam se exercitar regularmente. Esta é uma ótima desculpa para sair de casa e começar a se mover, o que significa que seu cão de estimação não está apenas se mantendo ativo, mas você também.

2. Companheiros para a vida toda

Possuir um cão significa que você sempre terá companhia, será sociável e se sentirá seguro em sua casa, principalmente se morar sozinho. Latidos e patinhas andando pelo piso são um lembrete instantâneo de que você nunca está sozinho.

Se você está passando por um momento difícil, os cães sempre estarão lá para apoiá-lo. Estar perto de cães ou mesmo animais de estimação em geral também pode diminuir o hormônio do estresse, o cortisol, que ajuda a reduzir os sentimentos de ansiedade e pode melhorar sua saúde mental.

3. Reduzindo os problemas de saúde mental

Os cães são uma grande fonte de conforto e motivação, muitas vezes nos ajudando a viver uma vida mais saudável, mesmo sem perceber. Eles também podem aumentar sua autoconfiança. Normalmente, quando as pessoas sofrem de baixa auto-estima, as afirmações positivas podem trabalhar para elevar seus espíritos.

Além disso, os cães sempre oferecem amor incondicional aos seus donos, com apoio e lealdade. Eles também são ótimos ouvintes, permitindo que você desabafe em paz após um dia difícil.

4. Melhoram suas habilidades sociais

Quando você pega um cachorro e começa a treiná-lo em casa, as pesquisas no Google começam com muitas “aulas de adestramento de filhotes perto de mim” e “grupos de cães no Facebook”, já que a maioria das pessoas busca conselhos e conhecimentos de outros donos.

Marcar uma aula de treinamento de cães para seu animal de estimação não apenas dará a eles a chance de socializar e conhecer outros amigos de quatro patas, mas você também pode socializar com outros donos de cães.

5. Adicionando estrutura à sua vida

Os cães prosperam e geralmente se comportam melhor quando têm estrutura para o dia a dia. Por exemplo, um horário definido de alimentação pela manhã e à noite todos os dias é um dos primeiros passos para uma rotina estruturada.

É importante saber que, ao aplicar a rotina do cão em sua vida, você também se beneficia. Criar boas rotinas para você e para aqueles ao seu redor permite que você seja mais organizado, o que, por sua vez, pode melhorar seu humor, pois você se sente mais realizado quando as tarefas são concluídas.



  • Back to top