As 10 raças de cães mais inteligentes, de acordo com a ciência - Pet é pop

As 10 raças de cães mais inteligentes, de acordo com a ciência

As 10 raças de cães mais inteligentes, de acordo com a ciência
As 10 raças de cães mais inteligentes, de acordo com a ciência
As 10 raças de cães mais inteligentes, de acordo com a ciência (Foto: Danika Zachrisson/Unsplash)

Pode parecer um pouco preconceituoso dizer que uma raça é mais esperta do que as outras, mas na verdade, há provas científicas que mostram quais cães são mais inteligentes.

Veja também:

+ Apesar de amar os donos, duas raças de cães precisam de um tempo sozinhas
+ Rações naturais ganham espaço nas prateleiras dos petshops
+ Veja como é a vida nos mais exclusivos clubes caninos nos EUA

Todos os cães possuem diferentes níveis de inteligência, mas, de acordo com o especialista Stanley Coren, autor do livro “The Intelligence of Dogs“, ela é dividida em três tipos:

  • Instintivo, como naquilo para o qual foram originalmente criados;
  • Adaptativo, referindo-se à capacidade de resolver problemas por si próprios;
  • Obediência, que se relaciona a quão bem eles lidam com informações de humanos.

A obra, publicada no início dos anos 90, gerou muito debate entre a comunidade de amantes de animais de estimação, discutindo se o ranking estaria correto ou não, mas hoje se tornou referência entre os especialistas como um guia de inteligência canina.

Sabendo disso, veja quais são as 10 raças de cães mais inteligentes:

1. Border Collie

A maioria das pessoas associa o Border Collie ao pastoreio de ovelhas, e é notável observá-los trabalhando e observar como respondem aos comandos, por isso não deve ser surpresa que esta raça de olhos brilhantes esteja em primeiro lugar.

2. Poodle

Pode ser fácil ignorar o Poodle, já que eles costumam ser vistos como uma raça mimada, mas isso está lhes prestando um péssimo serviço, pois são incrivelmente inteligentes, pacientes e capazes de aprender todos os tipos de comandos.

3. Pastor alemão

O pastor alemão tem uma classificação elevada, pois são cães trabalhadores originalmente criados para pastoreio, mas comumente usados ​​como parte da força policial e militar nos dias de hoje. Eles também são extremamente leais, então você nunca precisa se preocupar com intrusos em casa.

4. Golden Retriever

Golden Retrievers são cães de família populares, pois são confiáveis, adaptáveis ​​e mais inteligentes do que alguns imaginam. Eles também desejam agradar e mantêm a curiosidade de um filhote por toda a vida.

5. Doberman Pinscher

O Doberman Pinscher de aparência impressionante é uma raça poderosa, que ostenta cérebros e músculos. Como o pastor alemão, este cão é frequentemente recrutado como uma forma de proteção, pois eles têm um senso de percepção aguçado.

6. Pastor de Shetland

O Pastor de Shetland é tão ativo quanto inteligente e realmente floresce quando recebe tarefas para realizar. Assim como o Border Collie, esses cães também são superativos e precisam de bastante estimulação.

7. Labrador Retriever

Os Labradores têm olhos de filhote e um temperamento doce que os torna um dos cães mais populares do mundo, mas também tem muito poder cerebral, e é por isso que costumam ser treinados para serem cães-guia.

8. Papillon

Não se deixe enganar pelo tamanho minúsculo da raça Papillon. Esses cachorrinhos sociáveis ​​são espertos, além de extrovertidos, e gostam de relaxar tanto quanto de correr.

9. Rottweiler

O Rottweiler tem sofrido com manchetes negativas ao longo dos anos, mas esses cães comandantes são leais e protetores, além de inteligentes, portanto, são cães de guarda notáveis.

10. Boiadeiro australiano

Como o nome sugere, o boiadeiro australiano foi usado durante anos como um animal de pastoreio para o gado, e com grande sucesso. Eles apreciam a estrutura em suas vidas, bem como aprendem novos comandos, e é por isso que ele está entre as dez raças mais inteligentes.

  • Back to top