Aproveite as brincadeiras de Páscoa para estimular corpo e mente do seu pet - Pet é pop

Aproveite as brincadeiras de Páscoa para estimular corpo e mente do seu pet

Aproveite as brincadeiras de Páscoa para estimular corpo e mente do seu pet
Aproveite as brincadeiras de Páscoa para estimular corpo e mente do seu pet
Aproveite as brincadeiras de Páscoa para estimular corpo e mente do seu pet (Foto: James Lewis/Unsplash)

A Páscoa está chegando e com ela vem a tradicional caça aos ovos de chocolate. A brincadeira, que simboliza a busca por recompensa, é facilmente adaptável para pets e funciona como estímulo mental e físico. A prática é um bom exemplo do enriquecimento ambiental, técnica que torna o ambiente mais instigante e desafiador para animais de estimação e supre as necessidades e características inerentes às espécies, como a procura por alimento e água e olfato e audição aguçados.

Veja também:

Com a domesticação, as atividades diárias antes prioritárias para garantir a sobrevivência perderam espaço, mas os instintos foram preservados. Por isso, a inclusão de desafios e estímulos em casa são tão importantes. Amanda Correa, médica-veterinária da Mars Petcare, comenta que pets entediados podem desenvolver uma série comportamentos indesejados, como a destruição de itens domésticos, latidos em excesso, automutilação e ansiedade de separação.

“Para tornar o ambiente interessante e aumentar a interação com o pet, é possível investir em brinquedos e gincanas que exijam algum esforço mental e físico. Artigos recheáveis com cheiros e texturas diferentes e petiscos são uma ótima maneira de entretê-los”, completa Amanda.

Uma alternativa para quem quer desafiar seu bichinho e reproduzir a célebre caça aos ovos nesta Páscoa, é esconder petiscos pela casa. O ideal é escolher o preferido do pet e posicioná-lo em locais que o animal tem acesso, mas que não sejam tão fáceis de encontrar. Para aumentar o nível do desafio, coloque os petiscos em uma caixa de papelão com furos para estimular ainda mais o olfato.

Outra opção interessante é criar circuitos interativos que dificultem o acesso à comida. Hoje existem comedouros que fazem essa função, mas é possível criar a dinâmica com itens caseiros colocando ração em caixas de ovos vazias e adicionando obstáculos como rolhas ou tampinhas. Caixas de papelão também servem! Distribua o alimento no recipiente e inclua folhas secas e papel picado para ativar o faro do pet.

Importante: a veterinária ainda reforça que chocolates, assim como outros alimentos de consumo humano podem ser tóxicos e muito prejudiciais aos animaizinhos, por isso a escolha do petisco ideal é muito importante. “Leve em consideração aqueles que agradam o paladar do seu pet, mas que também oferecem segurança. Vale lembrar que a quantidade dada deve obedecer à porção máxima de ingestão recomendada no rótulo”, alerta Amanda.

A global alimentícia Mars Petcare, líder no segmento de alimentação pet, conta com alguns dos petiscos mais amados pelos pets como é o caso dos icônicos Biscrok e Dreamies. A empresa ainda oferece produtos com características funcionais, como o PEDIGREE® DentaStix, que auxilia na limpeza dos dentes e atua na redução do tártaro, e o WHISKAS® Temptations versão Anti Bola de Pelos, facilitador do trânsito intestinal e na eliminação das bolas de pelo.

  • Back to top