Outro dia mostramos aqui como os puxões dos cães podem provocar até fraturas nos dedos e braços dos donos. Com um peitoral anti-puxão e um pouco de técnica e paciência, logo você e seu cão teimoso andarão lado a lado pelas ruas.
As dicas abaixo foram desenvolvidas e aplicadas por Victoria Stilwell, uma das mais respeitadas treinadoras de cães do mundo. Nascida na Inglaterra, ela ficou famosa ao apresentar o programa “Ou Eu, ou o Cão”, que passava no Animal Planet no começo deste século. Hoje ela toca o site Positively, que tem como assinatura “o futuro do treinamento de cães”.

- Um peitoral anti-puxão é o auxiliar de treinamento perfeito. Ele elimina a pressão no pescoço sensível de um cão e a distribui de maneira mais uniforme ao redor do corpo. Com a guia presa ao anel localizado na altura do peito, se o cão puxar, o peitoral irá girar o corpo dele, em vez de permitir que vá em frente.
- Os puxões são bem sucedidos porque, inadvertidamente, quem passeia com o cão permite que ele chegue onde quer. É preciso mudar as consequências para o seu cachorro.
- Quando ele puxar, pare imediatamente e fique completamente imóvel até que a guia fique relaxada, seja pelo seu cão dando um passo para trás ou virando-se para você. Só após isso, continue sua caminhada. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias.
-
Divulgação - Se você achar essa técnica muito lenta, pode tentar o método de direção reversa. Quando o seu cão puxar, dê um comando do tipo “vamos”e passe acaminhar no sentido oposto ao do puxão. Isso, claro, sem soltar a guia.
- Você pode evitar os puxões motivando o seu cão a andar ao seu lado falando animadamente palavras de aprovação. Quando ele estiver seguindo você e a coleira estiver relaxada, mude a direção da caminhada. Pode demorar algumas voltas, mas suas dicas vocais e linguagem corporal deixarão claro que puxões não são recompensados com um movimento para a frente. Caminhar calmamente ao seu lado ou até um pouco à sua frente em uma guia frouxa permitirá que o seu cão vá para onde ele quiser ir.
- Você também pode reforçar a decisão do seu cão de andar perto de você dando a ele uma recompensa motivadora, como um petisco.
- Quando seu cão estiver te ouvindo mais, você pode variar ainda mais o sentido das caminhadas e torná-lo imprevisível. Isso significa que o cão tem de atender aos seus comandos em todos os momentos. Qualquer variação irá chamar a atenção do seu cachorro. Não se esqueça de elogiá-lo por obedecer. Quanto mais você fizer isso, mais ele vai ficar feliz caminhando ao seu lado.
Veja também:
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ 5 dicas para escolher o modelo ideal de sofá para a sala de estar
+ Pessoas que gostam de cerveja IPA têm personalidade parecida, diz estudo. Saiba mais!
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
+ Gato e porquinho viram melhores amigos quando passaram a viver na mesma casa
+ CPTM atualiza mapa das linhas da CPTM e Metrô
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Bandeirantes contrata atriz de fimes adultos Maru Karv para o canal SexPrivé
+ De biquíni verde cavado Lívia Andrade arranca elogios da web ao tomar banho de sol
+ Irmã de Juliana Caetano exibe corpão e brinca com fãs: “O que te faz ver estrelas?”
+ Aos 68 anos, Bruna Lombardi posta foto de biquíni ‘contra sua vontade’
+ Marcella Rica e Vitória Strada vão se casar
+ Vídeos íntimos de Raissa Barbosa vazam em sites de conteúdo adulto
+ Ellen Rocche posta foto de ensaio nu na ‘Playboy’ e ganha elogios dos fãs
+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ 10 coisas que os pais fazem em público que envergonham os filhos
+ Líder de seita sexual apocalíptica é condenado a 1.075 anos de prisão
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ ‘Borboletas no estômago’ indicam algo além de estar apaixonado
+ 10 sinais de que seu parceiro não te ama (como você gosta dele)