Aprenda como pôr um fim aos puxões que o seu cão dá durante os passeios - Pet é pop

Aprenda como pôr um fim aos puxões que o seu cão dá durante os passeios



Outro dia mostramos aqui como os puxões dos cães podem provocar até fraturas nos dedos e braços dos donos. Com um peitoral anti-puxão e um pouco de técnica e paciência, logo você e seu cão teimoso andarão lado a lado pelas ruas.

As dicas abaixo foram desenvolvidas e aplicadas por Victoria Stilwell, uma das mais respeitadas treinadoras de cães do mundo. Nascida na Inglaterra, ela ficou famosa ao apresentar o programa “Ou Eu, ou o Cão”, que passava no Animal Planet no começo deste século. Hoje ela toca o site Positively, que tem como assinatura “o futuro do treinamento de cães”.

@positively.com
  • Um peitoral anti-puxão é o auxiliar de treinamento perfeito. Ele elimina a pressão no pescoço sensível de um cão e a distribui de maneira mais uniforme ao redor do corpo. Com a guia presa ao anel localizado na altura do peito, se o cão puxar, o peitoral irá girar o corpo dele, em vez de permitir que vá em frente.
  • Os puxões são bem sucedidos porque, inadvertidamente, quem passeia com o cão permite que ele chegue onde quer. É preciso mudar as consequências para o seu cachorro.
  • Quando ele puxar, pare imediatamente e fique completamente imóvel até que a guia fique relaxada, seja pelo seu cão dando um passo para trás ou virando-se para você. Só após isso, continue sua caminhada. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias.
  • Divulgação
  • Se você achar essa técnica muito lenta, pode tentar o método de direção reversa. Quando o seu cão puxar, dê um comando do tipo “vamos”e passe acaminhar no sentido oposto ao do puxão. Isso, claro, sem soltar a guia.
  • Você pode evitar os puxões motivando o seu cão a andar ao seu lado falando animadamente palavras de aprovação. Quando ele estiver seguindo você e a coleira estiver relaxada, mude a direção da caminhada. Pode demorar algumas voltas, mas suas dicas vocais e linguagem corporal deixarão claro que puxões não são recompensados com um movimento para a frente. Caminhar calmamente ao seu lado ou até um pouco à sua frente em uma guia frouxa permitirá que o seu cão vá para onde ele quiser ir.
  • Você também pode reforçar a decisão do seu cão de andar perto de você dando a ele uma recompensa motivadora, como um petisco.
  • Quando seu cão estiver te ouvindo mais, você pode variar ainda mais o sentido das caminhadas e torná-lo imprevisível. Isso significa que o cão tem de atender aos seus comandos em todos os momentos. Qualquer variação irá chamar a atenção do seu cachorro. Não se esqueça de elogiá-lo por obedecer. Quanto mais você fizer isso, mais ele vai ficar feliz caminhando ao seu lado.

Veja também

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo

  • Back to top