Aprenda a limpar as orelhas do seu cão de uma vez por todas - Pet é pop

Aprenda a limpar as orelhas do seu cão de uma vez por todas

Aprenda a limpar as orelhas do seu cão de uma vez por todas
Aprenda a limpar as orelhas do seu cão de uma vez por todas
Aprenda a limpar as orelhas do seu cão de uma vez por todas (Foto: Jessica Knowlden/Unsplash)

Você está se perguntando como limpar as orelhas do seu cachorro? A limpeza dessa região é uma parte essencial da rotina de higiene dos cães, mas a limpeza excessiva pode causar irritação no canal auditivo. Saiba o jeito correto de higienizar as orelhas do seu cão!

Veja também:

+ Conheça Frankie, o gato que tem quatro orelhas e um olho
+ 7 maneiras eficazes de limpar as patinhas do seu cão
+ Tire todas as suas dúvidas sobre banhos em cães e gatos

Saiba o jeito correto de higienizar as orelhas do seu cão!

Com que frequência você deve limpar as orelhas dos cães?

A limpeza das orelhas do seu cão não requer nenhum equipamento especial. Pode ser feita simplesmente com um pouco de algodão e água morna, ou um produto especial para higienização. Verifique com seu veterinário com que frequência você deve limpar as orelhas do seu cão. Dependendo da raça, isso pode variar de uma vez por semana a uma vez por mês.

Raças com orelhas caídas, como Cocker Spaniels e Basset Hounds, exigirão mais limpeza das orelhas, pois estão sujeitas a infecções. Da mesma forma, os cães que adoram nadar também precisarão limpar as suas com mais frequência, pois a umidade da água pode predispô-los a infecções de ouvido.

Confira um passo a passo de como limpar as orelhas do seu cão com segurança: 

1. Para limpar as orelhas do seu cão, você deve começar massageando a orelha por cerca de 20 segundos para amolecer e soltar qualquer material.

2. Em seguida, limpe o interior da orelha do seu cão várias vezes com uma bola de algodão ou um lenço umedecido, começando na entrada do canal auditivo e movendo em direção à ponta da orelha, de modo a arrastar qualquer material para longe do canal. Remova qualquer sujeira visível, bem como qualquer cobertura atrás da orelha. Não use cotonetes, pois isso pode causar danos ao canal auditivo.

3. Você também pode usar um limpador de orelhas adequado para cães e seu médico veterinário local pode recomendar um. Seque a orelha suavemente com uma toalha depois. Não se esqueça de limpar completamente as duas orelhas.

  • Back to top