Aprenda a identificar os vários diagnósticos que se escondem no nariz dos cães - Pet é pop

Aprenda a identificar os vários diagnósticos que se escondem no nariz dos cães

Aprenda a identificar os vários diagnósticos que se escondem no nariz dos cães
Aprenda a identificar os vários diagnósticos que se escondem no nariz dos cães
Aprenda a identificar os vários diagnósticos que se escondem no nariz dos cães (Foto: Agatha/Unsplash)

Para os humanos, um nariz molhado ou escorrendo pode ser um sinal de doença, mas para cães, ao contrário de nós, isso significa que eles estão saudáveis.

Veja também:

+ 6 razões pelas quais o nariz do seu cão está seco e quando você deve se preocupar
+ Vídeo: cachorro ajuda crianças a atravessar a rua em segurança
+ Hilário: fotos mostram a reação de cachorro após ter a língua mordida por pintinho

De acordo com Rachel Bean, veterinária e especialista em comportamento canino, os donos devem ficar sempre de olho no nariz de seus cães para determinar se eles estão bem de saúde.

“Se o seu cachorro está com o nariz molhado, é realmente um sinal de que o corpo dele está funcionando corretamente e nunca é motivo de preocupação”, disse ela ao The Mirror.

“Uma fina camada de muco na superfície do nariz realmente permite que seu cão cheire melhor, o que, considerando que a capacidade do cão de cheirar é seu sentido mais importante, é realmente importante”, acrescentou ela.

Segundo a veterinária, os cães se comunicam usando o olfato, então um nariz molhado significa que seu cão é um ótimo comunicador. “Dentro do nariz do seu cão existem glândulas produtoras de muco, que umedecem o nariz e amplificam esse supersenso, e ajudam a manter os canais nasais limpos e úmidos também”, explicou a especialista.

No entanto, se o nariz de seu amado cãozinho estiver seco, pode ser uma boa ideia ligar para seu veterinário, pois pode ser um sinal de desidratação ou febre.

Durante o verão, os cães são suscetíveis a queimaduras solares e narizes rosados ​​ou pálidos são especialmente vulneráveis. Se um cão ficar queimado de sol, o nariz dele secará e possivelmente rachará, então você deve investir em um protetor solar adequado para cães e usá-lo sempre que sair de casa.

O nariz do seu cão também pode secar quando ele está desidratado, geralmente após uma longa caminhada ou corrida no parque. Uma vez que seu cão se reidratou com água, seu nariz retornará ao seu estado úmido novamente.

Embora um nariz seco seja frequentemente um sinal de alerta de doença, algumas raças e cães com alergias podem tê-los enquanto ainda estão saudáveis. Se você está preocupado com a saúde do seu cão, é sempre importante consultar seu veterinário.



  • Back to top