Aprenda a fazer com que um cão recém-adotado se sinta em casa - Pet é pop

Aprenda a fazer com que um cão recém-adotado se sinta em casa

Aprenda a fazer com que um cão recém-adotado se sinta em casa
Aprenda a fazer com que um cão recém-adotado se sinta em casa
Aprenda a fazer com que um cão recém-adotado se sinta em casa (Foto: Sergey Semin/Unsplash)

Adotou um cãozinho recentemente? Apesar de serem excelentes adições para qualquer família, os cães requerem muito cuidado e responsabilidade, além das dificuldades de transição do animalzinho na sua casa.

Veja também:

+ Vídeo fofo: cãozinho recebe novo gato da casa de um jeito carinhoso e curioso
+ 6 dicas para você deixar a alimentação do seu pet mais natural e saudável
+ Saiba como os florais podem melhorar a vida de um pet ansioso ou medroso

Se você adotou um cachorro e ele não parece bem com seu novo lar, como você muda as coisas? Como você ganha sua confiança e amor? Confira algumas dicas de especialistas!

1. Tente rastrear seu passado

Um cão adulto é mais fácil de gerenciar se você souber sobre seu passado. “Se soubermos o que o pobre animal passou, é mais fácil para nós ajudá-lo. Digamos, se um cachorro em particular está extremamente ansioso no trânsito, podemos trabalhar com ele e fazê-lo se sentir confortável em meio a carros e buzinas”, disse o comportamentalista canino Dinesh Babu ao The Times of India.

2. Prepare sua casa para o cachorro

Atribua um espaço específico na casa e compre uma cama de cachorro e vários brinquedos. Isso deve ser feito envolvendo os membros de sua família em todas as etapas. Você vai precisar da ajuda deles quando o cachorro chegar em casa.

3. Planejamento 

Não planeje apenas o dia em que você quer levar o animal para casa. Se possível, tire alguns dias de folga. O ideal é que apenas os moradores da sua casa estejam presentes nos primeiros dias.

“Um cachorro é um animal de matilha e passa a considerar os membros da família como parte de sua matilha. Portanto, deve ser inicialmente apresentado apenas aos membros da matilha”, sugeriu Dinesh.

4. Uma introdução pacífica

Passear com um cachorro é uma das melhores maneiras de criar confiança, portanto, não o leve diretamente para casa depois de sair do abrigo. Faça uma longa caminhada com ele e ande pela casa na coleira. O mesmo processo se aplica aos filhotes.

5. Procure qualquer sinal de agressão e medo

É importante conseguir identificar os sinais de agressividade ou medo em seu cachorro para afastá-lo das situações que podem deixá-lo estressado. Além disso, mantenha-o afastado de portas abertas, varandas e elevadores para que não possa escapar.

6. Não mime o cachorro

Só porque teve uma vida desagradável, não precisa enche-lo de guloseimas, abraços ou brinquedos. Tudo que ele quer a partir de agora é uma vida tranquila, cheia de amor e paz.

7. Treinamento obrigatório

Entre em contato com um especialista em comportamento canino antes mesmo de levar seu cão para casa. Você deve começar a treiná-lo dentro de 3 a 4 dias depois de chegar em casa.



  • Back to top