Aprenda a escovar os dentes do seu cão do jeito certo - Pet é pop

Aprenda a escovar os dentes do seu cão do jeito certo

Aprenda a escovar os dentes do seu cão do jeito certo
Aprenda a escovar os dentes do seu cão do jeito certo
Aprenda a escovar os dentes do seu cão do jeito certo (Foto: Andriyko Podilnyk/Unsplash)

Seu cão está com mau hálito e seus dentes estão começando a ficar sujos, pode ser hora de escovar seus dentes. Confira como fazer isso da melhor maneira possível!

Veja também:

+ Não quer um cão o tempo todo no seu pé? Veja as 10 raças mais independentes
+ Dona aparta briga entre seus gatos, é atacada por um deles e vai parar no hospital
+ Tudo o que você precisa saber sobre a reprodução dos gatos

1. Torne a limpeza uma experiência positiva

Escovar os dentes do seu animal de estimação é a maneira mais eficaz de manter a boca saudável entre as limpezas dentárias no veterinário, mas nenhum dono deve enfiar uma escova de dentes na boca de seu animal de estimação e esperar que eles aceitem.

Acostume seu filhote a ter a boca tocada, dando-lhe uma guloseima enquanto você esfrega as bochechas. É uma boa ideia manter as ferramentas odontológicos no chão por perto como parte da terapia de exposição e sempre deixe seu cão se aproximar delas se estiver curioso.

Quando seu cão estiver confortável com isso, você pode introduzir a pasta de dente para animais de estimação. Dê-lhes tempo suficiente para cheirar, lamber e examinar a pasta.

Depois que seu cão estiver acostumado com a pasta, introduza a escova de dentes. Dê um petisco ao seu cachorro enquanto leva a escova de dentes para o espaço dele e perto da boca. Isso os ajudará a aprender a associar a escova de dentes como uma coisa boa. Você também pode esfregar as cerdas da escova contra os dentes do seu filhote por alguns segundos de cada vez.

Após cerca de uma semana ou duas, você pode começar a escovar os dentes do seu cão como parte de sua rotina diária. E não se esqueça de elogiá-los por seu bom comportamento.

2. Compre itens especiais para escovar os dentes dos cães

Você precisará de uma escova de dentes ou de uma escova de dedo de silicone projetada para cães, além de uma pasta de dentes enzimática segura feita para animais de estimação.

Uma escova de dentes pediátrica de cerdas macias pode ser usada para cães pequenos, enquanto uma escova de dentes para adultos de cerdas macias servirá para cães grandes.

Escovar os dentes do seu animal de estimação é um pouco diferente de escovar os nossos. Você precisa escovar apenas a superfície externa dos dentes (aqueles voltados para as bochechas). Para cães, especialistas recomendam escovar no sentido descendente.

O ideal é que você escove os dentes deles todos os dias. Realisticamente, tente fazer isso com a maior frequência possível, como algumas vezes por semana.

3. Alternativas para a escovação

Se você está balançando a cabeça porque sabe que nunca conseguiria que seu filhote cooperasse, toda a esperança não está perdida. Para o seu animal de estimação, petiscos de mastigação dentárias podem funcionar melhor.

Entre em contato com seu veterinário para conferir as melhores opções para seu cão. Ele pode recomendar produtos como ração de prescrição formulada para saúde bucal, aditivos de água e diversas variedades de guloseimas dentárias.

4. Quando deixar para os profissionais

Nem toda a escovação do mundo vai manter os dentes do seu cão em perfeitas condições. Eventualmente, seu filhote precisará de uma limpeza dental profissional, para remover o acúmulo de placa que você não consegue ver e verificar se há alguma doença gengival subjacente que possa estar causando dor.

Pergunte ao veterinário sobre a saúde bucal do canino e avise-o sobre quaisquer sintomas que você percebeu que ele tem sentido recentemente, como dores, mau hálito, sangue nas gengivas ou problemas para mastigar comida e petiscos.

Por fim, não seja vítima de clínicas que afirmam oferecer limpezas dentárias sem anestesia. Um veterinário respeitável precisa dimensionar os dentes, e isso requer controle adequado da dor e anestesia geral.

Sem o uso de anestesia, você está piorando as coisas porque o barulho assustará seu cão e ele precisará ser contido de lado. E as limpezas profissionais podem ser dolorosas, especialmente quando há uma doença dentária subjacente.

  • Back to top