Aprenda a escolher a raça certa de cachorro para você - Pet é pop

Aprenda a escolher a raça certa de cachorro para você

Aprenda a escolher a raça certa de cachorro para você
Aprenda a escolher a raça certa de cachorro para você
Aprenda a escolher a raça certa de cachorro para você (Foto: John Price/Unsplash)

Durante a pandemia, a adoção de cachorros cresceu muito com as pessoas querendo companhia por conta do isolamento social. No entanto, levar um cachorro para casa requer muita dedicação, compromisso e, claro, é importante escolher uma raça que se encaixe no seu estilo de vida.

Veja também:

Se você está pensando em adotar um cão, faça uma pesquisa completa sobre a raça certa para sua família. Isso é importante para manter você e seu cão felizes! Por exemplo, se você não é uma pessoa ativa, não adote um cachorro de uma raça que precisa de muitos exercícios.

Confira algumas coisas a considerar ao escolher uma raça de cachorro ideal para você:

Por onde começar?

Existem muitos fatores a serem considerados ao escolher um cão. Por exemplo, você quer um filhote ou um cachorro mais velho? Você quer um cão de resgate ou de um criador? Você quer uma raça pura ou um cruzamento? E qual raça ou cruzamento você quer?

Um bom ponto de partida ao pensar sobre essas questões é conversar com amigos e familiares que possuem cães para obter dicas e conselhos. Você também pode pesquisar raças online, conversar com centros de resgate ou criadores para obter informações ou comprar algumas revistas ou livros especializados no assunto.

Mas, antes de se dedicar a uma raça, vale a pena considerar o seguinte para ajudar na sua decisão:

  • Quanto espaço um cachorro terá acesso em sua casa e, se você tiver, em seu jardim?
  • O seu jardim é seguro? Alguns cães podem conseguir escapar por muros baixos, por exemplo.
  • Com que facilidade você pode acessar espaços abertos para passear com o cachorro?
  • Todos em sua casa querem um cachorro e compartilham da responsabilidades de cuidados?
  • Sua casa é alugada? O dono permite animais de estimação?
  • Se você tem uma pequena casa e um jardim, pesquisar raças de cães que ficariam contentes neste ambiente pode ser um bom ponto de partida.
Você tem filhos pequenos?

Se você tem filhos em idade escolar ou mais jovens, vale a pena pesquisar os temperamentos de diferentes raças de cães com cuidado, para que possa encontrar um amigo de quatro patas que se encaixe em sua família.

É aconselhável procurar cães calmos com uma natureza amorosa que respondam bem ao treinamento. Você também deve pesquisar como apresentar um cão à sua família e aprender mais sobre a segurança de crianças perto de cães antes da chegada de seu novo animal de estimação.

Quanto exercício você pode dar a um cachorro?

Pense em quanto exercício você seria capaz de dar a seu cão, especialmente se estiver trabalhando em casa atualmente e tivesse que voltar ao escritório. Ou, se você fica em casa o dia todo, quanto exercício é realista para você dedicar a um cachorro junto com suas outras responsabilidades.

Embora todos os cães precisem de exercícios, algumas raças exigem muito mais do que outras. Assim como os humanos, os cães podem ficar acima do peso ou desenvolver problemas comportamentais se não se moverem ou receberem estimulação suficiente.

Pesquise os temperamentos

Pode ser tentador escolher um cachorro apenas pela aparência, mas isso corre o risco de deixá-lo com um animal de estimação que não se encaixa bem em sua casa.

Pense no que é importante para você em termos de personalidade. Você quer um cachorro sociável? Ou um cachorro que é facilmente treinado? Você gostaria de um cachorro que adora dormir no seu colo à noite ou um que vá correr com você?

Embora cada cão tenha sua personalidade única, muitos foram criados por motivos diferentes e para realçar certas características. Se você está querendo um cruzamento, pode ser mais complicado descobrir seu temperamento, então vale a pena conversar com o criador ou centro de resgate sobre o cão individual e sua personalidade.

Pesquise doenças e condições médicas

Alguns cães são mais propensos a adoecer ou ser suscetíveis a certas condições de saúde devido à sua raça, então isso é outra coisa a considerar ao fazer sua pesquisa. Não apenas esses problemas podem ser preocupantes e estressantes, mas podem custar-lhe muito nas contas do veterinário.

Por exemplo, os pugs são mais suscetíveis ao desenvolvimento de certas condições de saúde associadas à “conformação exagerada”. As condições podem incluir problemas respiratórios, problemas de pele e problemas oculares.

Pesquisa os tipos de pelagem

Para alguns donos de animais de estimação, o pelo de cachorro é um aborrecimento que pode ser absorvido, enquanto para outros é algo que eles não suportam. Algumas raças perdem mais pelos do que outras, então, se isso for importante para você, procure raças de cães com baixa queda de pelo. Pense também na manutenção do pelo do seu cão em potencial, já que algumas raças precisam de cuidados regulares, além de cortes feitos por um profissional, o que é uma despesa adicional.

  • Back to top