Aprenda a diagnosticar se o seu gato está com vermes e saiba o que fazer - Pet é pop

Aprenda a diagnosticar se o seu gato está com vermes e saiba o que fazer

Aprenda a diagnosticar se o seu gato está com vermes e saiba o que fazer
Aprenda a diagnosticar se o seu gato está com vermes e saiba o que fazer
Aprenda a diagnosticar se o seu gato está com vermes e saiba o que fazer (Foto: Pixabay)

Os vermes são, na verdade, um problema comum em gatos. De acordo com especialistas, cerca de 45% dos gatos têm vermes em determinado momento da vida.

Veja também:

Os sintomas de vermes mais comuns são os vômitos, mas nem todos os gatos apresentam sinais de infestação. Além disso, eles nem sempre são perigosos, mas infecções graves por vermes podem danificar os intestinos do seu gato, causar perda de peso ou até mesmo levar à morte em filhotes.

É por isso que é importante fazer exames regulares com o seu veterinário e tomar medidas para prevenir e tratar infecções. Aqui está o que você precisa saber sobre como os gatos pegam vermes e o que fazer se o seu gato estiver infectado:

Sinais de que seu gato tem vermes

Adultos saudáveis ​​podem não ter sintomas de vermes, razão pela qual seu veterinário tende a recomendar testes fecais periódicos. Mas, em alguns casos, seu gato pode apresentar sintomas de infecção, incluindo:

  • Vômito
  • Diarreia ou fezes moles
  • Perda de apetite
  • Sangue nas fezes
  • Perda de peso

Você também pode ver vermes nas fezes ou no vômito do seu gato. Cada tipo de verme tem um tamanho e forma diferentes.

Tipos de vermes em gatos

Alguns dos vermes mais comuns que infectam gatos são lombrigas, ancilóstomos, vermes do coração e tênias. Veja como identificá-los:

Lombrigas parecem espaguete cozido. Eles infectam os intestinos e são os vermes mais comuns encontrados em gatos. As lombrigas podem não causar sintomas, mas infecções graves podem causar vômitos, perda de peso ou barriga inchada.

Segmentos de tênia parecem grãos secos de arroz ou sementes de girassol brancas e achatadas e frequentemente se movem ou rastejam ao redor do reto. As tênias tendem a ser mais comuns em gatos mais velhos e gatos que caçam. Seu gato pode não apresentar sintomas, mas, em alguns casos, pode haver vômito e perda de peso.

Os ancilóstomos parecem macarrão espaguete mais curtos, medindo cerca de cinco centímetros de comprimento. Os ancilóstomos têm uma fita vermelho-amarronzada descendo pelo corpo e uma forma em gancho. Eles são uma pequena forma de lombriga que pode danificar o revestimento do intestino do seu gato. Os ancilóstomos se alimentam de sangue do intestino delgado do gato e podem causar anemia e perda de peso.

Vermes do coração não aparecem nas fezes ou no vômito do seu gato, por isso é importante ver o seu veterinário uma vez por ano para exames. Este tipo é mais raro em gatos, mas podem causar danos graves ao coração e aos pulmões. Em casos não tratados, os vermes podem causar problemas respiratórios, perda de peso ou, em alguns casos, morte súbita.

Como seu gato pode pegar vermes
Cat, Street, Sick, Stray Cat, Animal, Feline
(Foto: Pixabay)

Existem várias maneiras de seu gato pegar vermes, incluindo:

  • Se o seu gato sai de casa, um dos seguintes: vermes, ovos de vermes ou pulgas carregando ovos de vermes podem ficar presos no pelo do gato. O gato pode então ingerir os ovos enquanto se limpa.
  • Caixas de areia compartilhadas ou áreas externas onde cocô de gatos também podem conter ovos de vermes.
  • Os filhotes costumam ser infectados pelo leite materno quando suas mães estão infectadas.
Tratamento de vermes

Se o seu gato ficar infectado com vermes, existem várias opções de tratamento. Os medicamentos anti-vermes podem funcionar em apenas um a dois dias, mas você ainda pode ver vermes nas fezes do seu gato por dias depois. Você deve sempre seguir as instruções do seu veterinário e administrar a medicação completa ao seu gato.

Prevenção de vermes

Por fim, algumas mudanças importantes no estilo de vida de seu gato podem ajudar a prevenir infecções por vermes em seu gato. A melhor maneira de evitar que seu gato seja infectado com parasitas intestinais é limitar sua exposição ao exterior, onde gatos de rua e animais selvagens podem contaminar o meio ambiente.

Também é importante alimentar seu gato apenas com alimentos cozidos, pois os alimentos crus têm maior probabilidade de serem infectados por ovos de vermes que podem infectar seu animal de estimação.

Essas alterações podem não funcionar para todos os gatos, portanto, você também pode usar medicamentos de prevenção contra vermes.

  • Back to top