Aprenda a controlar cães que mordem pessoas e outros animais - Pet é pop

Aprenda a controlar cães que mordem pessoas e outros animais

Aprenda a controlar cães que mordem pessoas e outros animais
Aprenda a controlar cães que mordem pessoas e outros animais
Aprenda a controlar cães que mordem pessoas e outros animais (Foto: Ulrike Mai/Pixabay)

O que fazer se meu cachorro tem o hábito de morder pessoas e outros animais? Aqui estão alguns conselhos sobre o que fazer com mordidas de cães nessas situações.

Veja também:

Cachorros mordendo cachorros: o que fazer

Inicialmente, mantenha-se seguro e remova seu animal de estimação do perigo. Fique o mais calmo possível, tanto perto do outro cão quanto do dono.

Removendo você e seu animal de outros perigos
Dogs, Beach, Play, Romp, Deals, Bite, Argue, Race, Run
(Foto: Ulrike Mai/Pixabay)

Em uma situação séria, seu cão pode estar ferido demais para andar. Se for esse o caso, tente carregá-los. No entanto, esteja ciente de que um animal de estimação assustado e ferido pode tentar mordê-lo, mesmo ele sendo geralmente amigável e dócil.

Se o cão pode andar, pode ser uma boa ideia deixá-los. Isso pode ter um efeito calmante em um animal de estimação estressado. Além disso, pode dar a você a oportunidade de dar uma boa olhada neles e observar se há ferimentos ou sangramento.

As mordidas de cães e outros animais podem ser irregulares e costumam infeccionar. Isso ocorre porque os dentes dos cães podem abrigar muitas bactérias. Uma mordida nem sempre é imediatamente aparente, especialmente se o seu cão tiver muitos pelos grossos. Portanto, se você acha que eles podem ter sido mordidos, certifique-se de examiná-los cuidadosamente, o mais rápido possível, e procure aconselhamento veterinário rapidamente.

Dano escondido

Mesmo que a mordida de um animal acabe perfurando a pele, é importante lavar bem a ferida e ficar atento a quaisquer sinais de infecção. Feridas de aparência pequena podem ser enganosamente grandes, pois podem haver danos consideráveis ​​sob a pele e o pelo.

Tratando a mordida

O tratamento inicial para uma mordida de animal é o mesmo que para qualquer outra ferida, exceto que é importante lavá-la imediatamente com água limpa e sabão antibacteriano.

As etapas são as seguintes:

  • Tranquilize seu animal de estimação e ligue para o veterinário. Todas as mordidas devem ser examinadas por um veterinário o mais rápido possível.
  • Se o veterinário não estiver disponível, lave bem a ferida com água limpa (e sabonete antibacteriano, dependendo da localização da ferida).
  • Pare qualquer sangramento cobrindo o ferimento e aplicando pressão. Use luvas, se possível, sempre que estiver lidando com sangramento.
  • Vá a um veterinário assim que puder. As mordidas infeccionam facilmente, por isso eles precisam ser bem limpos por um profissional médico e os veterinários geralmente prescrevem antibióticos.
  • Se a ferida parecer vermelha e ficar inflamada, quente ou com aparência de irritação, ela está infeccionando e eles definitivamente precisarão de antibióticos.
Cães mordendo humanos: o que fazer

Você sabia que 70 por cento das mordidas de cães acontecem em casa? Pesquisas mostram que crianças pequenas são mais propensas a serem mordidas do que qualquer outro grupo e são muito mais propensas a serem mordidas pelo cachorro da família do que qualquer outro.

As crianças devem ser sempre supervisionadas na companhia de animais de estimação e se o cão parecer estressado de alguma forma, retire a criança para deixá-los em paz.

Como ajudar se você ou seu filho for mordido

Deixe a área segura para garantir que você e a criança não sejam mordidos novamente.

As mordidas de cães e outros animais podem ser irregulares e muitas vezes infeccionar, pois os dentes dos cães podem abrigar muitas bactérias. Mesmo que a picada de um animal acabe de perfurar a pele, é importante lavar bem a ferida e ficar atento a quaisquer sinais de infecção. Feridas de aparência pequena podem ser enganosamente grandes, pois pode haver danos adicionais sob a pele.

Tratando a mordida
Hand, Injury, Bite, Dog Bite, Painful
(Foto: Karsten Paulick/Pixabay)

O tratamento inicial para uma mordida de animal é o mesmo que para qualquer outra ferida, exceto que é importante lavá-la imediatamente com água limpa e sabão antibacteriano. Tranquilize a criança e pare qualquer sangramento aplicando pressão.

Leve-os a um profissional de saúde o mais rápido possível. As mordidas infeccionam facilmente, por isso, elas precisam ser bem limpas por um profissional médico e a criança pode precisar de antibióticos.

Se a ferida parecer vermelha e ficar inflamada, quente ou começar a desenvolver secreção semelhante a pus, a mordida está infeccionando e eles definitivamente precisarão de antibióticos. Se possível, evite cobrir a mordida para observar as alterações. Se precisar cobri-lo, certifique-se de verificar regularmente se há algum dos sinais de infecção no ferimento.

Treinamento

Pense em frequentar aulas de treinamento de cães com seu animal desde pequenos, para que ele possa desenvolver importantes habilidades sociais.

E, também, é interessante frequentar um curso de primeiros socorros, tanto para crianças quanto para cães. Isso significa que você pode se sentir confiante para tratar qualquer situação médica que possa surgir para seu filho ou animal de estimação.

  • Back to top