Aprenda a cansar o seu gato durante o dia para que ele durma à noite - Pet é pop

Aprenda a cansar o seu gato durante o dia para que ele durma à noite

Aprenda a cansar o seu gato durante o dia para que ele durma à noite
Aprenda a cansar o seu gato durante o dia para que ele durma à noite
Aprenda a cansar o seu gato durante o dia para que ele durma à noite (Foto: Dorothe Wouters/Unsplash)

Os gatos são criaturas noturnas, então não é incomum que um felino te acorde às 4 da manhã para miar e pedir por comida. Está querendo que ele pare de te incomodar durante a noite? Veja o que diz uma especialista em comportamento animal.

Veja também:

+ Pesquisadora dorme 24 noites seguidas com seus 5 gatos; veja o que ela descobriu
+ Martha Stewart diz que sua gata foi morta por engano pelos quatro cães da família
+ Especialistas relacionam nove alimentos que podem matar o seu pet

De acordo com a treinadora Mary-Ann Fernandes, embora os gatos durmam uma média de 14 a 16 horas por dia, alguns gatos podem dormir mais ou menos dependendo da idade, nível de atividade diária, raça, estado de saúde, entre outros fatores. Por isso, uma programação noturna é o melhor caminho a percorrer.

“Para ajudar seu gato a fazer a transição para um horário diurno, mais ativo durante o dia e descansando ou dormindo à noite, você pode começar com mais exercícios e brincadeiras durante o dia”, sugeriu a especialista.

Isso pode incluir envolver o gato com brinquedos de varinhas longas, deixá-lo perseguir pequenos brinquedos de feltro de várias formas e tamanhos, ou fornecer ao gato uma rede de janela ou árvore de gato permitindo que ele observe os pássaros e esquilos do lado de fora.

Segundo Mary-Ann, o estímulo mental pode ser tão eficaz quando cansá-lo fisicamente. “Envolver o gato dessa maneira fornecerá a estimulação mental e física muito necessária durante o dia, também deixando-o mais cansado para que ele durma mais à noite”, explicou ela.

Se você tem uma agenda de trabalho ocupada, tente incorporar o tempo de brincadeira antes e depois do trabalho e deixe alguns brinquedos de quebra-cabeça para o gato trabalhar enquanto você estiver fora.

No entanto, quando chegar a hora de dormir, remova os brinquedos que possam estar espalhados para que o gato não decida no meio da noite que é hora de brincar. “Em vez disso, tente fornecer ao felino uma rotina de relaxamento, guardando os brinquedos e ligando uma música relaxante, se necessário”, disse Mary-Ann.

Ainda segundo a especialista, alguns gatos podem ficar com fome durante a noite e fornecer um pouco de comida extra antes de dormir pode ajudar a reduzir o apetite dele até o café da manhã. A transição de atividade durante a noite para um gato ativo durante o dia é um processo gradual, mas, a longo prazo, acabará trazendo uma noite de sono melhor aos donos.



  • Back to top