Aplicativo promete indicar quando seu pet está com dor - Pet é pop

Aplicativo promete indicar quando seu pet está com dor

Aplicativo promete indicar quando o seu pet está com dor
Aplicativo promete indicar quando o seu pet está com dor
Imagem: Sandro Lins/Arquivo pessoal

Um novo aplicativo promete indicar quando o seu pet está com dor e auxiliar no atendimento veterinário. A iniciativa está sendo desenvolvida por um grupo de pesquisadores da CESAR School, em parceria com a Unesp de Botucatu, em São Paulo.

Veja também:

Segundo o G1, o sistema tem como base o estudo do professor e médico veterinário Stelio Luna, que estabeleceu uma escala de dor dos animais. A pesquisa foi validada no Brasil e no exterior.

Na ferramenta, o dono avaliará o comportamento dos animais de estimação, como nível de atividade, apetite e pressão arterial. A partir dos dados, o aplicativo definirá se o pet está com dor e precisa de uma consulta veterinária.

“Cada comportamento corresponde a uma pontuação nessa escala de dor. Depois a gente soma tudo e, a partir disso, diz se a dor é leve, moderada ou intensa”, explica a pesquisadora Marianna Ulbrik, formada em Medicina Veterinária e pós-graduada em Anestesiologia.

O sistema tem como objetivo ajudar donos e profissionais de veterinária a entender melhor o que os pets estão sentindo. Com isso, será possível escolher o tratamento mais adequado. “É uma ferramenta que vai ajudar o profissional a fornecer uma anestesia adequada para a dor do animal, para o procedimento que ele está passando”, explica a especialista.

Inicialmente, o aplicativo está sendo testado em felinos, mas será expandido para outros animais, como cachorros e cavalos. Ainda não há previsão para o lançamento oficial do recurso.

  • Back to top