Aplicativo promete diagnosticar quando o seu gato está feliz ou não - Pet é pop

Aplicativo promete diagnosticar quando o seu gato está feliz ou não

Aplicativo promete diagnosticar quando o seu gato está feliz ou não
Aplicativo promete diagnosticar quando o seu gato está feliz ou não
Aplicativo promete diagnosticar quando o seu gato está feliz ou não (Foto: Unsplash)

Os gatos são especialistas em esconder as emoções, portanto, os donos costumam ter dificuldades em saber se eles estão felizes ou não. Mas, um aplicativo busca resolver esse problema!

Veja também:

+ Entenda por que seu gato ‘presenteia’ você com animais mortos
+ Vídeo: gato tímido só consegue tomar vacina escondido atrás do veterinário
+ Donos contratam cuidadores por aplicativo e encontram seus cães mortos

Uma empresa de tecnologia de saúde animal, a Sylvester.ai, desenvolveu um aplicativo chamado Tably que usa a câmera do telefone para saber se um felino está sentindo dor, se está triste ou está feliz.

O aplicativo analisa a posição da orelha e da cabeça, estreitamento dos olhos, tensão do focinho e como os bigodes mudam, para detectar sofrimento. Um estudo de 2019 publicado na revista científica Scientific Reports descobriu que a chamada ‘escala de careta felina’ é uma ferramenta válida e confiável para avaliação de dor aguda em gatos.

“Isso ajuda os donos de gatos humanos a saber se seus gatos estão com dor ou não”, disse Miche Priest, líder de risco da Sylvester.ai, à Reuters. “Conseguimos treinar uma máquina usando aprendizado de máquina e uma série de imagens.”

Além de ajudar os donos, o aplicativo também pode ajudar veterinários em formação, de acordo com a Dra. Liz Ruelle, da Wild Rose Cat Clinic em Calgary, onde os desenvolvedores treinaram o algoritmo.

“Eu adoro trabalhar com gatos, sempre cresci com gatos”, disse ela à Reuters. “Para outros colegas, recém-formados, que talvez não tenham tanta experiência, pode ser muito assustador saber se o seu paciente está com dor ou não.”

Um aplicativo que aprende padrões a partir de imagens de rostos de gatos pode ser útil, mas os donos de gatos também devem olhar o corpo inteiro de seus animais de estimação, incluindo a cauda, ​​para obter pistas sobre seu bem-estar, segundo Alice Potter, da instituição britânica de caridade animal RSPCA.

Confira alguns sinais para saber se o seu gato está com depressão aqui.

  • Back to top