Seguros ou tóxicos? Saiba os alimentos ideais para seu gato - Pet é pop

Seguros ou tóxicos? Saiba os alimentos ideais para seu gato

Seguros ou tóxicos? Saiba quais alimentos seu gato pode comer



Carnívoros, os gatos têm a carne como base de sua dieta alimentar. Mas quais outros alimentos eles podem ingerir? As frutas estão na lista de alimentos recomendados para seu pet? Quais são seguros e quais são tóxicos? Saiba os alimentos ideais para seu gato comer sem riscos.

Seguros ou tóxicos? Saiba quais alimentos seu gato pode comer
Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay

Veja também:

Sejam frescas ou congeladas, frutas e guloseimas devem ser limitadas a 2% da alimentação do seu gato. Recomenda-se que sejam dadas separadamente da ração comum. Lembrando que, devido ao alto teor de açúcar das frutas, gatos diabéticos não podem receber o mesmo tratamento alimentar.

Alimentos seguros para seu gato

Banana

Boa fonte de vitaminas B6 e C, potássio e carboidratos. Ofereça a banana fatiada, fresca ou congelada.

Melancia

Gatos podem comer uma pequena porção de melancia. Mas fique atento: não dê a casca ou as sementes para seu pet.

Morango

Felinos podem comer morangos em pequenas quantidades. Remova as hastes e as folhas e lave os morangos antes de cortá-los em pedaços pequenos.

Frutas vermelhas

Mirtilos, amoras e framboesas são frutas seguras para seu gato. Elas são ricas em antioxidantes e fibras, além de vitaminas A, C, K e E. Certifique-se de cortar cada fruta em porções pequenas para evitar riscos de asfixia.

Maçã

A polpa das maçãs é rica em cálcio, vitamina C, vitamina K e pectina. Os gatos podem obter os mesmos benefícios de saúde das maçãs que os humanos. Ofereça pequenas fatias ou cubos da fruta com casca, mas caules e sementes devem ser evitados.

Manga

Esta fruta doce – rica em fibras, vitamina C, B6 e A – pode ser um deleite para gatos. Pequenos cubos ou fatias de manga são permitidos, mas evite a pele e as sementes.

Abacaxi

Gatos podem comer abacaxi com algumas restrições. Essa fruta oferece uma dieta rica em frutose, vitaminas (A, B6, folato, C) e minerais (magnésio e potássio). O abacaxi fresco é preferível ao enlatado, que geralmente é envolvido em um xarope açucarado que pode conter conservantes. Certifique-se de remover completamente as folhas, os espinhos e a casca do abacaxi antes de compartilhar o alimento com seu felino.

Melão

Fonte de vitamina C, betacaroteno, fibra e antioxidantes, o melão é frequentemente a fruta favorita dos gatos. Ofereça pequenos cubos ou fatias da polpa, mas evite a casca.

Outras frutas e alimentos

Entre os alimentos ideais para seu gato estão damasco, kiwi, nectarina e pera, alcachofra, Espargos, feijão, brócolis, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, coco, berinjela, gengibre, vagem, alface, azeitonas, ervilha, abóbora, batata-doce, abobrinha.

Alimentos não recomendados para seu gato

Lanches de frutas

Os gatos não devem receber lanches com gomos, que são feitos com suco concentrado sem a fibra da fruta. O excesso de açúcar torna os lanches de fruta especialmente prejudiciais para os gatos.

Uvas e passas

A ingestão desses alimentos pode causar problemas digestivos sérios em seu gato, vômitos, diarreia, letargia e até insuficiência renal aguda.

Limão, lima e laranja

Os óleos e compostos das frutas cítricas, como laranjas, limões e limas, podem causar irritação digestiva, vômitos, diarreia ou até depressão do sistema nervoso central.

Outros alimentos

Cebolinha, alho, tomates verdes, alho-poró, cogumelos selvagens, cebola, ruibarbo e maioria das sementes, caules, caroços, cascas e raízes.

Veja também:

Veja também

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo

  • Back to top