Álcool gel nas patinhas pode envenenar seu cão - Pet é pop

Álcool gel nas patinhas pode envenenar seu cão

Álcool gel para limpeza de patas pode envenenar seu cão
Álcool gel para limpeza de patas pode envenenar seu cão
Imagem de LUM3N por Pixabay

Com a pandemia de Covid-19, estamos tomando cuidados extras de higiene para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Nesse contexto, queremos também cuidar de nossos animais de estimação. Mas a agência reguladora de alimentos e drogas dos Estados Unidos (FDA) faz um alerta: o álcool gel para a limpeza das patas pode envenenar seu cão.

Veja também:

Em uma entrevista ao Today, o veterinário Marty Becker explicou que o álcool gel não é apenas perigoso para seu cão se ele absorver a substância, mas também o desinfetante seca as almofadas das patinhas do seu pet. Isso deixa seu animal de estimação mais vulnerável a contrair infecções virais e bacterianas, como a leptospirose. Além disso, o álcool gel pode causar queimaduras e deixar as patas do seu cão mais sensíveis.

O maior perigo é a ingestão de produtos químicos, já que os cães podem lamber as patas desinfetadas com álcool gel. Mesmo uma pequena quantidade do produto pode causar problemas gastrointestinais, como vômito e diarreia. Em grande quantidade, pode levar à morte. Os sinais de envenenamento incluem desorientação, movimentos lentos, respiração lenta ou ofegante.

Isso não quer dizer que você não deve higienizar as patas do seu cão. Depois de uma caminhada na rua, lave as patinhas do seu pet com água e sabão neutro e certifique-se de que o produto está bem diluído. Para o veterinário Marty Becker, é uma boa ideia limpar seu animal de estimação diariamente, sobretudo durante a pandemia.

  • Back to top