Acabou de adotar um gato? Saiba que cuidados tomar - Pet é pop

Acabou de adotar um gato? Saiba que cuidados tomar

Acabou de adotar um gato? Saiba que cuidados tomar



Acabou de adotar um gato? Saiba que cuidados tomar
Imagem de skeeze por Pixabay

A ideia de ter um pet está cada vez mais popular entre os brasileiros durante a quarentena. Segundo o levantamento do Google Trends, em junho, houve um aumento de 33% no interesse na adoção de gatos. Se você é uma dessas pessoas que acabou de adotar um gato, saiba que cuidados tomar com as dicas de Marcio Barboza, médico-veterinário e gerente técnico pet da MSD Saúde Animal.

Veja também:

“É preciso lembrar que a sua chegada traz grandes responsabilidades, como investimentos e cuidados. Os felinos também precisam de atenção à saúde, diversão, alimentação, higiene e carinho”, alerta o especialista.

Cuidados com a saúde

Assim como todos os pets, os gatinhos também precisam de visitas de rotina ao veterinário para avaliação da saúde e orientação sobre prevenção de doenças. Além disso, os felinos também correm risco de serem infectados por pulgas, que podem ser trazidas para dentro de casa pelos próprios donos.

“É muito importante que o dono do animal utilize um produto de fácil aplicação, longa eficácia e duração. As pulgas se proliferam no ambiente, com isso, o uso de um produto com estas características limpará o ambiente e protegerá o gatinho e toda a sua família”, explica Marcio Barboza.

Acessórios para segurança e transporte

Coleira, placa de identificação e caixa para transporte são itens essenciais para segurança do seu gato. Sabemos que os felinos são mais ligeiros e, por isso, é necessário colocar informações sobre a sua residência na coleira, assim como apostar em equipamentos adequados para fazer um deslocamento seguro.

Higiene

Os gatos se limpam com a própria língua, não necessitando de uma grande frequência de banhos. No entanto, a caixa de areia merece atenção especial entre os cuidados de higiene. Ao contrário dos cães, o gato não precisa ser ensinado onde deve fazer cocô e xixi.

Veja também:

“Esses bichinhos são super exigentes com o local onde fazem suas necessidades, por isso, é muito importante sempre mantê-los limpos. Os donos de primeira viagem vão precisar de uma caixa, areia e uma pá de limpeza. A troca pode ser realizada uma vez por semana”, explica o médico-veterinário.

Diversão

Gatos também brincam e, mais do que isso, precisam de espaço para arranhar e lixar as suas unhas. Para evitar que o bichano afie suas garras nos móveis e cortinas da casa, aposte nos arranhadores, que vão distrair o seu pet. O mercado disponibiliza esse produto em todos os tamanhos e preços.

Alimentação

Água fresca e nada de leite, isso pode causar diarreia em alguns deles. Quanto à comida, a melhor opção é oferecer rações especificas.

Não ao abandono

Além de todos esses cuidados com seu gato, Marcio Barboza reforça: “É preciso pensar no animal depois que a quarentena passar, pois o abandono é uma grande preocupação. Quando tudo voltar ao normal, o gato continuará na família e, por isso, é essencial que a pessoa analise se continuará com condições de manter e cuidar do bichinho.”

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top