A TV tem o poder de desestressar um cão sozinho em casa? - Pet é pop

A TV tem o poder de desestressar um cão sozinho em casa?

A TV tem o poder de desestressar um cão sozinho em casa?
A TV tem o poder de desestressar um cão sozinho em casa?
A TV tem o poder de desestressar um cão sozinho em casa? (Foto: Greg Jenkins/Unsplash)

Nossos animais de estimação podem passar longos períodos sozinhos em casa. Seria a televisão um método efetivo de enriquecimento e estimulação para cães até o retorno dos donos?

Veja também:

+ Cãozinho sobe sozinho em ônibus, viaja por 5 km e quase mata a família do coração
+ Canal de televisão estreia ‘Olimpíada’ com os melhores cães policiais
+ Gato completa 26 anos e está prestes a entrar no Guinness como o mais velho do mundo

Com o retorno gradual ao trabalho presencial, os cães que tinham se acostumado com a presença dos donos em casa o dia inteiro voltaram a ficar sozinhos.

Por conta disso, alguns de nossos amigos caninos estão enfrentando algumas dificuldades para se adaptar a esse novo estilo de vida. Logo, qualquer ferramenta que possa fornecer estímulo e entretenimento pode ser útil para minimizar o sofrimento e mantê-los felizes e saudáveis.

Alguns cães apreciam o tempo sozinhos. Isso lhes dá a chance de aproveitar algum tempo valioso de descanso e relaxamento e, na verdade, os cães podem se beneficiar com até 16 horas de sono por dia. Infelizmente, outros cães acham que ficar sozinho é mais preocupante, o que pode levar a alguns comportamentos problemáticos relacionados à separação.

Em combinação com o treinamento de suporte, há uma série de maneiras recomendadas de tornar o tempo a sós um pouco mais fácil para nossos cães. Isso inclui o uso de brinquedos de alimentação interativos, a criação de espaços tranquilos e seguros para eles, bem como passear com seu cachorro antes de sair.

Outro método comum é deixar o seu cachorro ligado no rádio ou na TV quando estiverem sozinhos, para minimizar perturbações externas. A música clássica, inclusive, comprovadamente reduz o estresse em cães de abrigo.

Apesar de que os cães não assistem à TV da mesma maneira que nós, nossos cães provavelmente saberão que nos acomodamos e relaxamos quando a TV está ligada, de modo que essa associação pode ser útil para encorajá-los a ficarem calmos, mesmo quando não estivermos presentes.

Ter o rádio ou a TV ligados pode dar a impressão de “normalidade” e uma presença em casa, o que pode ser tranquilizador. Também pode ser útil para treinar e dessensibilizar cães ao som de ruídos incomuns que podem ser assustadores, ou para disfarçar e abafar ruídos externos que possam perturbá-los.

Os cães que são estimulados física e mentalmente tendem a ser mais felizes, se comportar melhor e se relacionar melhor conosco. Por isso, TV, rádio ou ferramentas de treinamento, em combinação com outras opções de estilo de vida benéficas, como exercícios, dieta, companheirismo e treinamento, podem contribuir muito para ter um cão feliz e saudável.



  • Back to top