9 sinais de que o seu cão não vive sem você - Pet é pop

9 sinais de que o seu cão não vive sem você

9 sinais de que o seu cão não vive sem você
9 sinais de que o seu cão não vive sem você
9 sinais de que o seu cão não vive sem você (Foto: Fatty Corgi/Unsplash)

Na maioria das vezes, é bastante óbvio quando um cachorro gosta de você. Mas, se você não tem certeza disso, confira algumas dicas de linguagem corporal e sinais que um cachorro dá quando te ama muito!

Veja também:

+ 42% dos pais que voltam ao trabalho presencial sentem mais falta dos pets do que do filhos, diz pesquisa
+ Entenda por que os gatos detestam tanto tomar banho
+ Casal compra casa e, ao chegar com a mudança, encontra mais de 16 gatos

1. Eles te cheiram

Os cães exploram e interpretam seus ambientes através do cheiro. Quando seu cão cheira você, é uma forte indicação de que ele está feliz em vê-lo. Como seu cheiro é único, não apenas respirar sua essência garante que é realmente você, mas também aciona centros de prazer no cérebro do seu cão.

Em um estudo recente, pesquisadores da Emory University administraram com segurança ressonâncias magnéticas a cães para determinar o que acontece com seus cérebros quando apresentados a cheiros familiares.

Eles descobriram que muita atividade no núcleo caudado, a área do cérebro ligada a recompensas e prazer. Na verdade, nada fez o cérebro do cachorro acender mais do que o cheiro de um humano que eles conheciam bem.

2. Eles o cumprimentam na porta

Se o seu cachorro te cumprimenta na porta quando você chega em casa, isso é um forte sinal de que seu cão se sente conectado a você. Um cachorro cumprimentando você na porta significa que eles estão felizes em vê-lo e isso é uma grande vitória para o vínculo humano-animal.

3. Eles dormem ao seu lado

Os cães, mesmo dormindo, protegem-se de potenciais predadores. Na natureza, eles normalmente dormem na chamada “posição defensiva”.

Cães selvagens e lobos colocam o nariz para fora (para sentir o cheiro de algo incomum) e ficam com uma matilha inteira com as costas voltadas para dentro, formando um pequeno círculo de segurança.

Por isso, o sono é o momento mais vulnerável de um cachorro. Se o seu cão optar por dormir com você ou ao lado de sua cama, isso significa que ele confia em você, o tornando, basicamente, um membro de sua matilha.

4. Eles te dão presentes

Assim como os gatos, os cães gostam de presentear as pessoas que amam. Ao contrário dos gatos, que tendem a presentear os membros da família com pássaros mortos, os cães preferem brinquedos.

Claro, isso também é uma maneira de pedir algo. Pode ser um pedido de atenção ou um lance para brincar. O que é legal nesse comportamento é o interesse do seu cão em você. Eles querem que você preste atenção neles. Eles querem brincar com você.

Às vezes, eles estão simplesmente compartilhando suas coisas favoritas com você, como uma criança. Essencialmente, vocês são amigos e seu cachorro está mandando mensagens para chamar você para ir ao parquinho.

5. Eles seguem você por aí

De acordo com o The Kennel Club do Reino Unido, se o seu cão o segue em todos os lugares, é um sinal de que ele confia e ama você e que você o faz se sentir seguro. Como animais sociais, os caninos normalmente gostam de estar perto de outras pessoas (mesmo os cães mais reservados com outros cães tendem a gostar da companhia de humanos com os quais se sentem conectados).

Da mesma forma, se o seu cão o segue de sala em sala, cochilando perto de você, mas não necessariamente nos seus pés, ainda é um sinal de que ele te ama. Definitivamente, existem alguns cães que sofrem de ansiedade de separação, embora esse comportamento seja mais frequentemente caracterizado pelo que acontece quando você não está por perto.

6. Eles te ignoram às vezes

Por outro lado, os cães que confiam em seus donos não sentem a necessidade de estar em alerta máximo o tempo todo. Se o seu cão parece tenso perto de você ou mantém distância enquanto observa seus movimentos, isso pode significar que ele não se sente confortável perto de você.

Cães que podem relaxar, dormir e até deixá-lo sozinho quando você está fazendo suas coisas provavelmente se sentem conectados a você e confiam que você não os abandonará.

7. Eles fazem contato visual com você

Da mesma forma que os gatos, os cães farão contato visual direto e prolongado com você se se sentirem seguros ao seu redor. Embora algumas pesquisas mostrem que filhotes jovens e cães brincalhões são mais propensos a fazer contato visual forte um hábito, o American Kennel Club diz que todos os tipos de cães travam os olhos para descobrir o que está acontecendo conosco.

Outros estudos descobriram que os cães (especialmente as fêmeas) captam e espelham as emoções humanas e esse vínculo se aprofunda com o tempo. Cérebros caninos são conhecidos por liberar oxitocina, o hormônio parcialmente responsável pela empatia, confiança e amor, enquanto fazem contato visual com suas pessoas favoritas.

8. Eles se animam com o seu nome

Se você vir as orelhas do seu cão se animando (ou toda a cabeça girando, se você tiver sorte) quando alguém diz seu nome, isso significa que eles estão tão conectados a você que querem se envolver com a mera menção de você.

9. Eles tentam pastorear você

Corgis, cães de gado e quase todas as raças de cães belgas registradas são membros do Grupo Herding. Isso significa que seus instintos para organizar grupos em grupos organizados são fortes.

Embora meio engraçado de observar, esse comportamento pode realmente ser um sinal de afeto. As raças de pastoreio se preocupam com suas cargas e não querem que ninguém se perca. No mínimo, isso significa que seu cão é observador e percebe onde você se move e quer ajudar a proteger.



  • Back to top