9 dicas para lidar com o luto pela morte do seu cão - Pet é pop

9 dicas para lidar com o luto pela morte do seu cão



9 dicas para lidar com o luto pela morte do seu cão
Imagem de Jorge Zapata por Unsplash

O luto vem acompanhado de um turbilhão de sentimentos. Arrependimento, culpa, sofrimento e até depressão e ansiedade. É importante que você se deixe passar por esse momento, sem evitar suas emoções, para que você se lembre do seu cão da melhor maneira possível.

Veja também:

7 frases que você jamais deve dizer para quem está de luto por um pet
3 dicas para ajudar você a lidar com o luto pela perda de seu gato
Projeto de lei defende que pets possam ser enterrados no túmulo da família

1- Se dê uma pausa

A dor vem quando você se preocupa em fazer a coisa certa e querer o melhor para o seu cachorro. Se você não ligasse, você não estaria sentindo esse tipo de dor. Ás vezes, é importante reconhecer que tem coisas que não podemos controlar.

Essas emoções são intensas e podem complicar o momento de tomar uma decisão importante e, não importa o que escolhermos, podemos acabar nos culpando. Aceite essas emoções e lembre-se de que você é humano.

2- Fale com alguém

Encontre alguém para falar sobre seus sentimentos. Se você não tiver ninguém para falar sobre isso, pense em alguém que você ama, mesmo que ele não esteja mais vivo. Imagine que ele está aí com você, conte para ele o que você está pensando e sentindo, imagine o que ele responderia.

3- Seja criativo

Algumas pessoas dizem que é uma boa ideia começar a escrever sobre o luto em um diário. Outros escrevem poesia para seus cães. Outros demonstram seu amor e sentimentos ao cão falecido por diversas formas de expressão, como música, arte, humor e dança.

4- Conte a história do seu cão

Quando contamos a história da vida do nosso cãozinho, mesmo que apenas para nós mesmos, nós vemos a jornada incrível que passamos com o nosso pet, não apenas as memórias das últimas semanas ou meses de vida dele.

Ao pensar em tudo que passamos juntos com nosso cão, a conexão e a amizade, lembramos dos momentos bons que passamos com ele, momentos que podem ter se perdido em meio à dor de perdê-lo.

5- Crie rituais formais ou informais para homenagear seu cão

Com o intuito de homenagear a vida do cão e reafirmar o significado da relação com ele, muitas pessoas criam rituais que legitimam o luto e reflete a importância do pet na vida de uma pessoa. Isso também é importante no processo de seguir em frente.

6- Não deixe de lado os seus sentimentos

Preste atenção em tudo o que você está sentindo e pensando, sem deixar de lado nem julgar ou minimizar os sentimentos negativos. Quando estamos em luto, tendemos a nos culpar ou nos sentirmos incompletos. Devemos tratar nossas emoções com carinho e nos cuidarmos como cuidaríamos de alguém que amamos.

7- Cuidado com as distorções cognitivas

Parte desse pensamento cuidadoso com as nossas emoções inclui prestar atenção ao que os nossos pensamentos estão nos dizendo. As distorções cognitivas, como os psicólogos chamam, são as formas que nossa mente tenta nos convencer de coisas que não são verdade e reforçam crenças dolorosas que nos colocam em um estado de tristeza constante.

Um exemplo de distorção cognitiva é quando pensamos que nosso cão estivesse bravo ou triste com a gente porque negligenciamos os sintomas e descobrimos uma doença quando já era muito tarde, você acha que é verdade sendo que não é.

8- Não confunda arrependimento com culpa

Arrependimento é um sentimento de tristeza com o jeito que as coisas aconteceram. Pode ser um desejo de que as coisas tivessem sido feitas de outra forma. Culpa tem mais a ver com um sentimento de que violamos nossas crenças, que fizemos algo ruim e que somos ruins por conta disso.

É fácil de confundir essas experiências. Se você está se arrependendo de algo, é muito fácil começar a se culpar.

9- Cuide do seu corpo e espirito

Essa dor não afeta somente seu coração e sua mente. É importante cuidar do seu corpo, fazer exercícios, descansar e praticar hábitos de nutrição e sono regular. Se você tem uma fé ou religião, se apoie nisso para te dar forças e conforto.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top