8 razões para o surgimento de caspa em gatos; algumas são bem preocupantes - Pet é pop

8 razões para o surgimento de caspa em gatos; algumas são bem preocupantes

8 razões para o surgimento de caspa em gatos; algumas são bem preocupantes
8 razões para o surgimento de caspa em gatos; algumas são bem preocupantes
8 razões para o surgimento de caspa em gatos; algumas são bem preocupantes (Foto: Ash Edmonds/Unsplash)

A caspa é uma queixa bastante comum entre os donos de gatos. Se o seu gato tem caspa, provavelmente não é nada para se preocupar, mas é uma boa ideia identificar a causa apenas para ter certeza que está tudo bem.

Veja também:

+ 12 sinais de que o seu cão está com problemas de pele
+ Há 10 anos, mulher tinha apenas um gato; hoje cuida de 200 e pede socorro
+ 30 coisas que talvez você não saiba sobre os gatos

Então, se você está interessado em saber por que seu gato está tendo problemas de caspa, confira algumas razões para esse problema:

1. Obesidade

A obesidade pode ser uma causa comum de caspa em gatos, não apenas porque geralmente não são saudáveis, mas também porque não podem se cuidar também.

Os gatos obesos podem achar difícil se arrumar da maneira que precisam, pois são menos flexíveis. Isso pode resultar no acúmulo de caspa e coceira, o que é muito desconfortável para o seu gato e pode fazê-lo sentir coceira e sujeira o tempo todo.

2. Alergias

Se o seu gato tem caspa, ele também pode estar lutando com alergias. Isso pode ser um problema sazonal ou um alérgeno com o qual eles estão regularmente em contato. Como os gatos estão perto do chão e estão sempre usando o nariz, eles podem ser muito propensos a ter alergias. Eles podem ter alergias sazonais como nós, ou podem ser alérgicos a algo em seu ambiente.

Alergias em gatos podem ser notadas através de coriza ou olhos, espirros, chiado no peito, coceira e pele seca ou escamosa. A caspa é um efeito colateral de muitas alergias que seu gato pode ter.

É importante identificar a que o seu gato é alérgico se notar alergias durante todo o ano, pois pode ter um impacto negativo na sua qualidade de vida. O primeiro lugar para começar seria certificar-se de que eles não são alérgicos à comida ou petiscos e trabalhar a partir daí.

3. Condição da pele

As condições da pele também podem causar caspa excessiva em seu gato. Isso é mais comum em gatos idosos, mas um gato de qualquer idade pode ter problemas de pele. Isso pode incluir coisas como erupções cutâneas e até eczema, que podem criar coceira e, em seguida, criar caspa.

Se você suspeitar de alguma forma que seu gato possa ter problemas de pele, marque uma consulta com o veterinário. Um veterinário deve ser capaz de dizer se o seu gato está sofrendo de algum problema de pele e oferecer os cuidados necessários.

4. Pulgas

As pulgas podem causar caspa no seu gato, principalmente pela coceira, mas também podem estimular a pele seca e escamosa. Se o seu gato tiver pulgas, elas ficarão obviamente desconfortáveis ​​e coçando. Sempre que seu animal estiver se coçando sem parar, isso resultará em caspa excessiva.

Se o seu gato for exposto a pulgas todos os anos, certifique-se de ter a medicação em mãos para combatê-las antes que elas apareçam. Isso vai poupar você e seu gato de algum incômodo e desconforto.

5. Ambiente muito quente

Se a sua casa costuma ter uma temperatura confortável, mas de repente fica muito calor, isso pode afetar negativamente a pele do seu gato. Um ambiente seco e quente pode estimular a produção excessiva de óleo, o que pode levar à coceira e à pele seca e, portanto, à caspa.

Se esse é um problema que você vê todos os anos, tente usar um umidificador para neutralizar o calor seco. Isso adicionará umidade ao ar, tornando-o menos seco e menos propenso de descascar a pele do seu gato.

6. Questões de saúde

Problemas de saúde também podem contribuir para quando seu gato tem caspa por vários motivos. Alguns problemas de saúde podem afetar diretamente a pele do seu gato, causando ressecamento ou coceira.

Quantidades muito repentinas de caspa excessiva podem ser um sinal de que seu gato não está bem ou que desenvolveu um problema de saúde. Sempre vale a pena conversar com seu veterinário sobre isso.

7. Idade

A idade do seu gato também pode contribuir para que ele tenha caspa. Isso ocorre porque os gatos idosos são mais propensos a problemas de pele e queda excessiva de pele e cabelo.

Os gatos idosos também não conseguem se limpar tão bem quanto costumavam, fazendo com que a caspa se acumule e coça. Você pode precisar começar a dar banhos no seu gato ou escová-lo com mais regularidade para ajudar a se livrar dos flocos de caspa.

8. Alimentos de baixa qualidade

Alimentos de baixa qualidade podem fazer com que a pele do seu gato fique seca e escamosa, isso geralmente é resultado de ingredientes ruins e excesso de glúten. Muitos alimentos baratos para gatos também não contêm gorduras saudáveis ​​suficientes, então a pele do seu gato pode ficar desidratada e desnutrida.

A melhor maneira de neutralizar isso é comprar apenas alimentos de boa qualidade em vez de coisas baratas. De preferência algo rico em proteínas e evite comida de gato que tenha dezenas de ingredientes e muitos corantes alimentares.



  • Back to top