7 maneiras de melhorar a vida do seu cão idoso - Pet é pop

7 maneiras de melhorar a vida do seu cão idoso

7 maneiras de melhorar a vida do seu cão idoso
7 maneiras de melhorar a vida do seu cão idoso
7 maneiras de melhorar a vida do seu cão idoso (Foto: Kristina Delp/Unsplash)

Embora não gostemos de pensar que nosso cão envelhece, tem alguns cuidados que podemos ter com nosso cão idoso para desacelerar seu declínio cognitivo. Confira!

Veja também:

Uma dieta balanceada, exercícios moderados regulares e estimulação mental, podem ajudar a manter os cães saudáveis ​​até a velhice.

De acordo com especialistas, estas são algumas das coisas que seu cão pode experimentar à medida que envelhece:

  • Apetite reduzido
  • Aumento do consumo de água (o que pode indicar diabetes, insuficiência hepática ou renal)
  • Mau hálito
  • Perda de peso
  • Protuberâncias ou saliências
  • Letargia
  • Intolerância ao exercício
  • Aumento do cansaço

Confira 7 maneiras de cuidar de um cão idoso:

1. Mantenha-os ativos

Embora todo cão precise de bastante exercício para se manter saudável, especialistas recomendam que um cão mais velho se exercite pouco e frequentemente. Eles podem estar diminuindo a velocidade, mas os cães idosos ainda precisam de exercícios regulares e estimulação mental.

Passear com o cão mais velho ajuda a prevenir o ganho de peso e auxilia sua função cognitiva, mantendo sua mente ativa. As caminhadas devem ser mais curtas, mas são essenciais para prevenir a rigidez nas articulações.

2. Reforce a nutrição

O ganho de peso e a obesidade podem ser mais comuns em animais de estimação mais velhos, especialmente aqueles que tendem a se mover menos devido ao enfraquecimento de seus músculos e ossos. Fique atento em rações destinadas a animais de estimação idosos. Repletos de nutrientes para dar-lhes força, eles terão menos calorias, menos gordura e mais fibras.

Além disso, você sempre pode conversar com seu veterinário sobre como melhorar a alimentação do seu cãozinho idoso.

3. Cuide da higiene 

Conforme os cães envelhecem, cuidar deles pode se tornar mais difícil. Para mantê-los felizes e saudáveis, tente manter sua rotina regular de higiene. Como seu animal de estimação idoso pode se tornar menos ativo, suas unhas podem ficar longas e podem causar unhas encravadas.

Se você não se sentir confiante em aparar as unhas de seu cão ou gato, consulte seu veterinário para obter ajuda e conselhos. Tenha cuidado para não aparar muito, já que você pode cortar parte da unha que contém vasos sanguíneos e nervos sensíveis. Confira tudo o que você precisa saber sobre cuidados com as unhas do seu cão.

4. Proteja as articulações

Se você deseja que seu cão mais velho tenha uma vida longa e feliz, preste muita atenção às suas articulações. Embora animais de estimação mais jovens possam sentir rigidez nas articulações, isso é mais comum em cães idosos e às vezes pode tornar as coisas desconfortáveis.

Para aliviar a dor, os suplementos articulares podem ser usados ​​para ajudar a melhorar a saúde das articulações em cães com artrite. Se você falar com o seu veterinário, ele poderá aconselhá-lo sobre as melhores opções.

5. Senilidade

Com a idade do animal de estimação, eles podem perder a função cognitiva. Se o seu animal começar a ter acidentes em casa ou ficar desorientado, pode ser um sinal de que ele tem disfunção cognitiva. Ficar de olho no comportamento do seu animal é fundamental para detectar esses sinais precocemente.

6. Reduza seus níveis de estresse

Ao contrário dos filhotes mais novos, os cães mais velhos podem não ser capazes de lidar muito bem com situações estressantes. Para mantê-los felizes, certifique-se de reduzir o estresse em casa, dando-lhes um local relaxante para se sentar, mantenha o nível de ruído baixo e evite qualquer comportamento indisciplinado que possa deixá-los ansiosos.

7. Coloque a cama no local perfeito

Forneça ao seu cão idoso uma cama macia e confortável, de preferência em um lugar quente, silencioso, acessível (sem precisar subir escadas) e próxima ao lugar onde faz suas necessidades, porque os hábitos de banheiro do cão idoso podem mudar e eles podem precisar urinar com mais frequência.

Para cães menores, certifique-se de que eles tenham cama extra durante os meses de inverno para mantê-los aquecidos e a roupa de cama pode ser usada como amortecedor para as articulações.

  • Back to top