7 dicas infalíveis para ajudar o seu cão a perder peso - Pet é pop

7 dicas infalíveis para ajudar o seu cão a perder peso



Imagem de Ihtar por Pixabay

A obesidade nos cães não é apenas um problema estético. Cães acima do peso podem ter problemas do coração e diabetes, além de serem mais preguiçosos e até depressivos, por não poderem fazer as atividades que gostava de fazer, como correr atrás da bola no parque ou correr com seus donos. Confira algumas dicas de como fazer seu cãozinho perder peso:

Veja também:

Confira 8 dicas caseiras para acabar com o mau hálito do seu cão
Cuidado com o tártaro: ele pode matar o seu pet!
Quais vegetais meu cão pode comer sem riscos para a saúde?

1- Comece avaliando o peso do seu cão

Se você conseguir ver as costelas do seu cãozinho, significa que ele não está acima do peso. Ver um pouco, mas não muito, dos ossos da costela, é sinal que ele está saudável e no peso ideal. Apenas um pouco de pele e gordura devem estar cobrindo elas, qualquer coisa acima disso quer dizer que seu cão pesa mais do que ele deveria.

Além disso, a barriga dele não deve estar arredondada, e sim, reta. A cintura também é um sinal de sobrepeso: seu cão deve ter uma cintura bem definida, se for difícil distinguir a cintura, significa que seu cão está acima do peso.

2- Você está alimentando demais o seu cachorro?

Um sinal importante de que seu cão está comendo mais do que deveria é a quantidade de vezes que ele faz cocô por dia. Um cão em seu peso ideal deve ir “ao banheiro” uma ou duas vezes por dia, considerando que ele não tenha nenhum problema digestivo que faça ele ir mais vezes.

Se seu cachorro defeca três ou quatro vezes por dia e não tem nenhuma condição de saúde, signfica que você está dando mais comida do que deveria a ele.

3- Determine a quantidade de comida que deve dar ao seu cachorro

Definir a quantidade de comida para dar ao seu cachorro pode ser difícil. Isso porque existem diversas variáveis que devem ser levadas em consideração neste momento: o estilo de vida do seu cão, se ele se exercita com frequência precisará de mais comida que um cachorro mais sedentário.

A nutrição canina é medida em kilocalorias (kcal) ao invés de calorias, então faça um cálculo do peso do seu cão multiplicado pela quantidade de kcal que o veterinário indicar ser ideal para seu pet.

4- Os famosos petiscos

Muitas pessoas acham que os petiscos são a razão pela qual os cães ficam acima do peso e são geralmente a primeira coisa que os donos tiram da dieta quando estão tentando fazer o pet perder peso. Porém, não dar nenhum petisco pode ser prejudicial para o seu relacionamento com seu pet.

Ao invés de cortar completamente da dieta, corte o petisco em pedaços menores ao invés de oferecê-lo inteiro e opte sempre por petiscos naturais e saudáveis.

5- Exercícios

Assim como os humanos, cães precisam de exercício para melhorar a saúde e perder peso. Os cães que não se exercitam o suficiente estão mais suscetíveis a ganhar peso e também ficam mais entediados em casa.

Garanta que seu cãozinho tenha uma quantidade ideal de exercícios diários para evitar comportamentos destrutíveis, como rasgar uma almofada ou comer um sapato. É necessário que ele gaste energia para não tentar “chamar sua atenção”.

Imagem de Katrin B. por Pixabay
6- Leve-o ao veterinário com frequência

Leva-lo ao veterinário com frequência é importante para uma medição do progresso da perda de peso do seu cão. Além disso, o profissional poderá dar dicas de como melhorar o processo e quanto peso ele ainda tem que perder.

É importante, também, se consultar com um veterinário antes de começar uma dieta ou rotina de exercícios. Assim, ele poderá fazer um cronograma personalizado para as necessidades do seu cãozinho e verificar se ele não tem nenhum problema de saúde que precisa ser tratado.

7- Não faça dietas extremas

Assim como para os humanos, ideias de dietas extremas não são boas ideias para perder peso. Esse tipo de dieta pode ter o efeito contrário no seu pet, sendo assim, diminuir a quantidade de comida e inserir maiores quantidades de exercício por dia deve ser o suficiente para fazê-lo perder peso.

Fazer com que ele perca peso gradativamente é mais seguro, além de impedir que ele perca todos os nutrientes essenciais que ele precisa.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top