6 maneiras de fazer com que seu gato goste mais de você - Pet é pop

6 maneiras de fazer com que seu gato goste mais de você

6 maneiras de fazer com que seu gato goste mais de você
6 maneiras de fazer com que seu gato goste mais de você
6 maneiras de fazer com que seu gato goste mais de você (Foto: Mel Elias/Unsplash)

Os gatos possuem uma má reputação de serem criaturas frias, que não demonstram amor por seus donos. Isso acontece porque os felinos demonstram afeto e se comunicam de maneiras diferentes dos humanos.

Veja também:

+ Casal cria hotel de luxo para gatos no interior da Inglaterra
+ Quer que seu pet tenha uma velhice saudável? Dê comida uma vez por dia, diz a ciência
+ Casal cria hotel de luxo para gatos no interior da Inglaterra

Essa incompatibilidade de comunicação às vezes pode dificultar o relacionamento com seu gato ou familiarizar-se com um novo felino, mas não tenha medo. Veja o que especialistas têm a dizer sobre as melhores maneiras de conquistar o afeto do seu gato e aprender suas linguagens de amor:

1. Forneça uma sensação de controle

De acordo com a veterinária Katherine Pankratz, fornecer a um gato um senso de escolha e controle pode ajudar a fortalecer seu relacionamento. “A maioria dos gatos prefere que as interações sejam em seus próprios termos”, explicou ela ao site Inverse.

Em outras palavras: deixe o gato decidir quando e como vai interagir com você. Ela acrescenta que alguns gatos gostam de “se fazer de difícil” e querem que você os ignore, permitindo que eles se aproximem de você por vontade própria, essa é a forma deles de construir afeto.

Segundo a especialista em comportamento felino Mikel Delgado, dar aos gatos a propriedade sobre as interações é crucial. “Eu diria que o maior erro que a maioria de nós comete é querer lidar com nossos gatos mais do que eles querem ser manipulados”, explicou ela.

2. Deixe o gato escolher

Se você não tem certeza se seu gato está bem com algo que você está fazendo, pare e dê um passo para trás. “Muitas vezes, pode ser útil realizar um ‘teste de consentimento’ de forma intermitente, interrompendo a interação, dando espaço ao gato e vendo o que ele faz a seguir”, disse Katherine.

Uma de duas coisas normalmente ocorrerá neste ponto.

  • O gato fica parado ou se afasta, indicando o fim da interação;
  • O gato se aproxima, se esfrega em você, mia ou faz outros gestos que indicam que deseja continuar interagindo com você.

“Muitas vezes é melhor ‘deixar o gato querendo mais’ do que manter uma interação com um gato por mais tempo do que o gato pode querer interagir”, acrescentou ela.

3. Tente parecer menos ameaçador

Delgado sugere algumas maneiras de ajudar a manter seu gato aberto a interações, parecendo menos ameaçador:

  • Fique ao nível do gato e estenda suavemente a mão;
  • Se o gato esfregar sua mão, é uma boa indicação de que ele pode ser acariciado.
  • Preste atenção aos sinais de irritação e dê um tempo ao gato se observá-los. Os sinais incluem: abanar da cauda, ​​um miado mal-humorado ou uma rápida volta da cabeça para olhar para a sua mão;
  • Deixe-os sentarem ao seu lado, sem animais de estimação, ou tente brincar com eles com um brinquedo interativo como alternativa aos abraços.
4. Mantenha a previsibilidade

Os gatos gostam muito de situações previsíveis. Então, se você manter a previsibilidade, as especialistas explicam que isso impede que os gatos se sintam inseguros ao redor. Tente criar um ambiente de baixo estresse e evite criar ruídos repentinos em sua casa.

“Evitar falar alto ou [fazer] grandes movimentos ou gestos pode ajudá-lo a parecer mais previsível e tornar mais confortável para os gatos interagirem com você”, ressaltou Katherine.

5. Compreenda as preferências do gato

Em última análise, prestar atenção ao que seu gato gosta e sua linguagem corporal, assim como você faria com um amigo humano – é a melhor maneira de se aproximar do seu felino.

“Se o gato com quem você quer interagir tem certas coisas de que eles gostam, como escovar, brincar ou guloseimas, você pode oferecer a eles o que eles gostam”, explicou Katherine.

6. Alimente-o e brinque com ele regularmente

A alimentação é a oportunidade mais importante de se relacionar com o seu gato. As especialistas sugerem alimentar um gato com “várias pequenas refeições por dia” para que eles o associem à comida.

Além disso, certifique-se de brincar com a presa de seu gato usando gestos e brinquedos aprovados por especialistas que imitam a sensação que os gatos têm ao caçar uma presa na selva.

  • Back to top