6 dicas para pacificar a convivência entre cães e gatos na mesma casa - Pet é pop

6 dicas para pacificar a convivência entre cães e gatos na mesma casa

6 dicas para pacificar a convivência entre cães e gatos na mesma casa
6 dicas para pacificar a convivência entre cães e gatos na mesma casa
6 dicas para pacificar a convivência entre cães e gatos na mesma casa (Foto: Tatiana Rodriguez/Unsplash)

Se você tem um cachorro e um gato na sua casa e quer que eles se tornem melhores amigos, confira algumas dicas para melhorar a convivência entre cães e gatos!

Veja também:

1. Treinamento em dupla

Para melhorar os laços entre os dois animais, o dono pode querer treinar o cachorro e o gato separadamente e, depois que alguns comandos e limites forem definidos, colocar os dois juntos para uma sessão de treinamento em dupla.

2. Reforço positivo

Reforçar o comportamento desejável com reforço positivo, como brincadeiras, carinhos e petiscos, é comprovadamente a melhor forma de treinar animais de estimação. Portanto, quando seu cão e seu gato estiverem interagindo pacificamente, recompense-os para que saibam que aquilo é algo que deveriam fazer.

3. Brincadeiras em dupla

Cães e gatos são animais que requerem muita brincadeira. Para melhorar a convivência, tente colocar os dois juntos para um jogo que estimule seus instintos naturais, como caçador e presa. No entanto, fique de olho para a brincadeira não escalar para uma briga.

4. Ofereça um espaço seguro

Nem sempre seus animais vão querer estar juntos. Uma forma de oferecer uma válvula de escape é dar ao cão e ao gato seus próprios locais seguros. Para o gato, opte por um quarto na casa que tenha uma prateleira ou algum lugar alto para ele subir. Para o cão, um quarto com uma caminha e alguns de seus brinquedos favoritos deve fazer o truque.

5. Mantenha-os seguros

Nada mais estressante do que se sentir ameaçado em sua própria casa. Por isso, tenha certeza que ambos estão se sentindo seguros, pois, se ficarem estressados, podem acabar descontando a raiva um no outro.

6. Acostume-os com os cheiros

Para melhorar a convivência, os animais podem se beneficiar de um estímulo olfativo. Isso significa, por exemplo, trocar as cobertas dos dois para que eles se acostumem com o cheiro um do outro.

  • Back to top