6 dicas para manter o seu gato sempre feliz e ronronando - Pet é pop

6 dicas para manter o seu gato sempre feliz e ronronando

6 dicas para manter o seu gato sempre feliz e ronronando
6 dicas para manter o seu gato sempre feliz e ronronando
6 dicas para manter o seu gato sempre feliz e ronronando (Foto: Joppe Spaa/Unsplash)

Dizem que os gatos só ronronam quando estão felizes, mas a ciência provou que essa não é a única razão para eles estarem ronronando.

Veja também:

Confira alguns conselhos para fazer seu gato ronronar por todos os motivos certos:

1. Passe um tempo com seu gato

Os gatos podem parecer criaturas independentes na maioria das vezes, mas eles ainda anseiam por afeto como qualquer outra criatura. O truque com os gatos é dar a eles um pouco de atenção e, ao mesmo tempo, permitir que tenham liberdade.

É uma tarefa delicada e mesmo os pais de gatos mais experientes terão que trabalhar para entender os passos. Dormir ou até mesmo se sentar com seu gato pode levá-lo a ronronar.

2. Dê espaço ao seu gato

A maioria dos gatos gosta de vagar, brincar e descansar por conta própria às vezes. Muitos deles nem gostam de ser abraçados. Se você tiver um desses gatos, dê espaço a eles. Se eles lutam em um aconchego, deixe-os ir. Eles virão até você quando quiserem atenção e saberão que você respeita seus limites.

3. Deixe-os confortáveis ​​e acaricie-os

A maneira mais infalível de fazer um gato ronronar é deixá-lo confortável. Deixe-os deitar ou dormir em seu local ensolarado favorito ou no espaço confortável no sofá. Dê a eles um brinquedo novo de vez em quando, mas apenas quando parecer que eles querem.

O truque é abordá-los com cuidado. Não os assuste ou pareça ameaçador. Experimente uma abordagem calma e convidativa e coça-os na parte inferior do pescoço, atrás das orelhas ou apenas nas costas.

Como sempre, esteja atento para o que seu gato gosta e não gosta. Muitos gatos podem rolar para mostrar a barriga como um sinal de confiança, mas não é normalmente assim que você pode ir acariciá-lo. De acordo com a National Geographic, esse comportamento indica que eles confiam em você o suficiente para não apenas enrolar e acariciar suas barrigas mais sensíveis. Confundir essa intenção pode levar ao oposto de ronronar.

4. Mantenha-os ocupados

Os gatos realmente prosperam quando são mentalmente estimulados. Qualquer coisa que permita que eles brinquem ou desempenhem comportamentos naturais de gatos, como caçar, escalar, se esconder e atacar, os tornará gatos mais felizes em geral.

Experimente um poste ou uma torre de gato ou até mesmo um novelo de lã ou algumas penas no final de um brinquedo de gato para mantê-los animados. Essas atividades lúdicas também ajudarão vocês dois a se relacionarem ainda mais.

5. Experimente o reforço positivo

Gatos são como cachorros em muitos aspectos: eles prosperam com o reforço positivo, que os agrada ainda mais em sua companhia. O reforço negativo é uma forma altamente ineficaz de repreender seu gato. Tudo o que esse comportamento faz é fazer com que eles se afastem de você, desconfiem de você e o evitem sempre que possível.

6. Mantenha-os bem alimentados

Um gato bem alimentado é um gato feliz. Mantenha a programação alimentar regular e os petiscos em um mínimo confortável. O amor é o fator mais importante em tudo isso. Sem esse amor e uma quantidade justa de confiança, não há como você fazer seu gato ronronar.

  • Back to top