6 coisas que os cães querem dizer quando uivam - Pet é pop

6 coisas que os cães querem dizer quando uivam

6 coisas que os cães querem dizer quando uivam
6 coisas que os cães querem dizer quando uivam
6 coisas que os cães querem dizer quando uivam (Foto: Pixabay)

Os cães usam muitos tipos diferentes de vocalização, posturas corporais e movimentos para enviar mensagens a outros cães e humanos. Assim como latir ou rosnar, o uivo é uma vocalização característica que os cães usam para se comunicar.

Veja também:

+ 10 mitos e equívocos sobre ração caseira para cães
+ Cientistas alertam: seu cão pode estar ansioso pelas mesmas razões que você
+ Tudo o que você precisa saber para cuidar dos dentes do seu gato

De acordo com a treinadora Elizabeth Dimit, os cães uivam por vários motivos diferentes, inclusive para buscar atenção ou para reconhecer outros cães. Todos os cães são capazes de uivar, mas é mais proeminente em certas raças, como beagles ou huskies, segundo a especialista.

Aqui estão cinco razões pelas quais os cães uivam e quando é mais provável que você o ouça:

1. Seu cão está reagindo a algo que ouve

Muitos cães uivam quando são estimulados por sons agudos, como sirenes ou alarmes. Seu cão também pode uivar ao som da música, explicou a veterinária Rebecca Greenstein ao site Business Insider.

Essas respostas a ruídos altos são um instinto ancestral. Os lobos usam uivos para se comunicarem na natureza. Ao uivar, seu cão está tentando reconhecer que ouviu o som e está pronto para responder.

Esse tipo de uivo geralmente começa quando o cão ouve o som do gatilho e para quando o som o faz. Embora possa ser irritante, geralmente não é motivo de preocupação.

2. Seu cão está tentando alertá-lo para o perigo

Seu cão também pode uivar para indicar algo que suspeita ser um perigo para você, “como um sistema de alarme para cães”, disse Elizabeth ao site Business Insider.

Você pode ouvir seu cachorro uivar para estranhos andando perto de sua casa, por exemplo. Nesse caso, seu cão está tentando proteger sua casa e uivar é uma maneira de sinalizar aos intrusos que eles não são bem-vindos no território do seu cão.

3. Seu cão está reconhecendo outros cães

Cães descendentes de lobos, e como muitos outros comportamentos caninos, o uivo tem suas raízes ancestrais em como os lobos se comportam na natureza.

“Uivar é principalmente para se comunicar com outros cães”, disse Rebecca. “Pense em lobos ou coiotes na floresta uivando para sua matilha. A intensidade de um uivo deve ser ouvida a uma distância maior, então a intenção é que seu cão esteja fazendo uma espécie de anúncio de longa distância para uma platéia.”

Os lobos costumam uivar para anunciar sua localização a outros membros de sua matilha ou para afastar outros animais e proteger seu território. Quando seu cão uiva, pode estar tentando fazer o mesmo.

4. Seu cachorro quer alguma coisa

Poucos outros sons exigem a atenção de um ser humano como um uivo e, em alguns casos, pode ser exatamente o que seu cão está procurando, explicou Elizabeth.

Alguns cães usam o uivo como uma ferramenta de manipulação verbal para conseguir o que querem. Por exemplo, eles podem uivar se quiserem guloseimas. Por mais difícil que seja, a melhor maneira de lidar com esse tipo de uivo é evitar o contato visual e recompensar o cão com sua atenção apenas quando ele ficar quieto.

5. Seu cão tem ansiedade de separação

Se o seu cão tem ansiedade de separação quando está longe de você, ele pode uivar como forma de expressão. Como você não está lá, é impossível dizer se isso está acontecendo, a menos que você os grave em vídeo quando estiver fora ou pergunte aos seus vizinhos se eles ouvem uivos ocasionalmente.

Você também pode procurar outros indicadores de ansiedade de separação, como itens destruídos ao retornar ou acidentes frequentes na casa quando você está fora. Outros comportamentos associados à ansiedade de separação incluem:

  • Choramingando;
  • Inquietação;
  • Andando de um lado para o outro sem rumo;
  • Coçando;
  • Escavação.

Se a ansiedade de separação é um problema para o seu cão, entre em contato com seu veterinário para discutir maneiras de ajudar seu animal de estimação a se sentir mais confortável em sua ausência. Algumas maneiras pelas quais você pode ajudar a aliviar o estresse do seu animal de estimação incluem fazer exercícios regulares e incentivar suavemente o treinamento da caixa.

6. Seu cachorro está ferido

Se o seu cão costuma ficar quieto, mas começa a uivar, pode ser uma maneira de vocalizar a dor, alertá-lo sobre uma lesão ou geralmente informar que algo está fisicamente errado com ele.

Se o seu cão está uivando com mais frequência do que o normal, especialmente se parecer urgente ou mais agudo, verifique se há lesões no seu animal de estimação. Você também deve considerar ter um veterinário examinando seu cão para descartar quaisquer problemas médicos subjacentes.



  • Back to top