6 coisas que o seu gato está tentando dizer quando ele ronrona - Pet é pop

6 coisas que o seu gato está tentando dizer quando ele ronrona

6 coisas que o seu gato está tentando dizer quando ele ronrona
6 coisas que o seu gato está tentando dizer quando ele ronrona
6 coisas que o seu gato está tentando dizer quando ele ronrona (Foto: Alice/Unsplash)

Se você é dono de um gato, provavelmente está familiarizado com o ronronar do seu felino. A maioria das pessoas associa o ronronar a sentimentos de prazer e contentamento, mas os gatos ronronam por vários motivos, inclusive para aliviar a dor ou se comunicar com outros gatos.

Veja também:

+ Entenda o que o seu gato tenta dizer pra você quando ronrona
+ Natação faz bem para a o condicionamento físico e saúde mental do seu cão
+ Veterinária mostra benefícios de tratamento homeopático para pets com câncer

Aqui estão seis razões pelas quais os gatos ronronam:

1. Seu gato está feliz

De acordo com a veterinária Megan Conrad, ronronar é muitas vezes a maneira de um gato dizer que gosta de ser tocado e quer mais daquilo. Seu gato também pode ronronar enquanto come ou bebe para expressar sentimentos de felicidade e realização.

2. Como uma maneira dos filhotes se comunicarem com as mães

Os gatinhos começam a ronronar quando têm apenas alguns dias de idade, como forma de se comunicar e se relacionar com suas mães, segundo a veterinária Christine Sellers.

“A mãe se comunica com seus gatinhos desde o dia do nascimento e os gatinhos se comunicam com a mãe ronronando depois de alguns dias de idade”, disse ela ao Insider.

Como os gatinhos nascem surdos e cegos, as vibrações do ronronar de uma mãe gata podem ajudar a guiar os gatinhos para mamar.

3. Seu gato está estressado

Embora o ronronar seja mais comumente associado a uma expressão de felicidade do gato, seu gato também pode ronronar quando está estressado ou ansioso, como quando ele vai ao veterinário. Se o seu gato está nervoso, ronronar pode ser uma maneira de se acalmar.

Existem algumas maneiras de saber se o seu gato está ronronando por causa da ansiedade:

  • Um ronronar ansioso pode ter um tom ligeiramente mais alto do que um ronronar de contentamento.
  • O ronronar é combinado com ofegar ou mostrar os dentes.

Em alguns casos, como quando estressado, o ronronar parece ser intencional, enquanto em casos como expressar contentamento, o ronronar é mais uma reação automática.

4. Para se curar e aliviar a dor

Alguns gatos ronronam durante o trabalho de parto ou quando estão feridos. Nesses casos, os pesquisadores dizem que o ronronar ajuda a aliviar a dor e regular a respiração.

Além disso, a vibração de baixa frequência produzida pelo ronronar pode realmente estimular a cura, principalmente de ossos e tendões.

De fato, vibrações de baixa frequência, semelhantes às vibrações criadas pelos gatos quando ronronam, têm sido usadas em humanos para estimular o crescimento ósseo e promover a força muscular.

5. Para cumprimentar outros gatos

Seu gato também pode ronronar ao ver outro gato como forma de cumprimentá-lo. Exatamente o que eles estão comunicando ainda não está claro para os cientistas, mas pode ser uma maneira de deixar o outro gato saber que eles são amigáveis ​​e transmitir a mensagem de que eles não são uma ameaça.

6. Seu gato quer algo de você

O ronronar também pode ser uma maneira de um gato expressar certas necessidades aos seus cuidadores humanos, como sentir fome e querer comida. Ronronar como um meio de receber algo de um cuidador tende a ser mais agudo e mais urgente em comparação com outros tipos de ronronar.



  • Back to top