5 razões pelas quais você deve se preocupar com os dentes do seu cão - Pet é pop

5 razões pelas quais você deve se preocupar com os dentes do seu cão

5 razões pelas quais você deve se preocupar com os dentes do seu cão
5 razões pelas quais você deve se preocupar com os dentes do seu cão
5 razões pelas quais você deve se preocupar com os dentes do seu cão (Foto: Andriyko Podilnyk/Unsplash)

Os cuidados com os dentes dos cães muitas vezes são deixados de lado pelos donos, mas diversos problemas podem surgir, como doenças dentárias causadas pelo acúmulo de placa nos dentes dos caninos.

Veja também:

+ 9 coisas que talvez você não saiba sobre os dentes do seu gato
+ Vídeo: dona quase mata cães do coração com máscara de Halloween horripilante
+ Lobo japonês extinto é o parente mais próximo dos cães atuais já encontrado

A placa que permanece nos dentes endurece e se transforma em tártaro. Quando o tártaro está acima da linha da gengiva, é facilmente visível e seu veterinário pode removê-lo com relativa facilidade durante uma limpeza dentária profissional.

No entanto, as aparências enganam. Um conjunto de brancos perolados não significa necessariamente que a boca do seu cão é saudável. O tártaro que desce abaixo da linha da gengiva é o verdadeiro problema.

O tártaro abaixo da linha da gengiva causa inflamação e não apenas danifica as estruturas de suporte dos dentes, mas também causa infecção. Quando a doença dentária atinge este estágio, os cães podem sentir graves problemas dentários e dores.

Os sinais de doença dentária em cães incluem:

  • Dentes quebrados;
  • Dentes soltos;
  • Mal hálito;
  • Boca dolorida e sangrando;
  • Recusa ou incapacidade de comer e beber;
  • Babando.
Por que cuidados dentários para cães são importantes

Confira as cinco razões pelas quais bons cuidados dentários para cães são tão críticos para a saúde geral do seu cão:

  • Prevenindo a perda de dentes: quando as estruturas que sustentam os dentes de um cão são danificadas ou infectadas, os dentes se soltam e caem. Um bom atendimento odontológico para cães garantirá que as estruturas de suporte dos dentes permaneçam saudáveis ​​e no lugar.
  • Prevenir o mau hálito (halitose): se o sopro do hálito do seu cachorro faz os pelos do seu nariz se arrepiarem, é hora de um bom tratamento dentário. Quando seu cão tem uma boca e dentes saudáveis, o mau hálito não será um problema.
  • Prevenindo dores orais: as doenças dentárias, especialmente quando são graves, podem ser bastante dolorosas para os cães. Manter os dentes e as gengivas do seu cão saudáveis ​​ajudará a prevenir a dor oral.
  • Prevenindo danos aos órgãos: as bactérias da placa podem entrar na corrente sanguínea e se espalhar para o coração, rins e fígado. Essa disseminação de bactérias, chamada de bacteremia, pode danificar órgãos e deixar os cães bastante doentes. Uma boa saúde bucal ajudará a prevenir a bacteremia e subsequentes danos aos órgãos.
  • Prevenir o agravamento das doenças dentárias: como muitos cães apresentam doenças dentárias aos 3 anos de idade, pode ser difícil prevenir o seu desenvolvimento. No entanto, um bom atendimento odontológico para cães pode evitar que as doenças dentárias se tornem graves e causem problemas por todo o corpo.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a manter os dentes de cachorro saudáveis:

  • Escove os dentes do seu cachorro: escovar os dentes do seu cão alguns dias por semana é uma ótima maneira de manter uma boa saúde bucal. Use um creme dental seguro para cães.
  • Dê a seu cão guloseimas dentais: nem todos os cães gostam de escovar os dentes. Se este for o seu cão, experimente algumas guloseimas dentais para cães.
  • Forneça brinquedos odontológicos ao seu cão: alguns brinquedos para cães são projetados para limpar os dentes de um cão e até mesmo refrescar o hálito. Esses brinquedos são duráveis, então seu cão pode mastigá-los o quanto quiser.

Caso ele precise, a limpeza profissional dos dentes dos cães requer anestesia geral para permitir que o veterinário limpe acima e abaixo da linha das gengivas e garantir que toda a boca do cão seja limpa. Portanto, converse com seu veterinário para descobrir o melhor cronograma e as opções para a rotina de cuidados dentários do seu cão.

  • Back to top