5 razões para adotar um cão adulto e 5 dicas para adaptá-lo ao novo ambiente - Pet é pop

5 razões para adotar um cão adulto e 5 dicas para adaptá-lo ao novo ambiente

5 razões para adotar um cão adulto e 5 dicas para adaptá-lo ao novo ambiente
5 razões para adotar um cão adulto e 5 dicas para adaptá-lo ao novo ambiente
5 razões para adotar um cão adulto e 5 dicas para adaptá-lo ao novo ambiente (Foto: Amy Humphries/Unsplash)

Durante a pandemia, muitas pessoas tiveram interesse em adotar um amigo peludo para fazer companhia. No entanto, ter um cachorro é uma grande responsabilidade, então é uma boa ideia decidir se é realmente a opção certa para você a longo prazo.

Veja também:

Adotar um cachorro parece ser uma ótima ideia, mas se você decidiu que a pandemia é o momento ideal para receber um novo pet em casa, definitivamente vale considerar um cachorro mais velho. Confira alguns motivos para essa escolha, em vez de pegar um filhote:

1. Filhotes requerem socialização

Ter um filhote para ficar preso não é uma ótima ideia por muitos motivos, mas um dos maiores é que os filhotes precisam socializar com outras pessoas e outros cães. As primeiras oito a dez semanas de vida de um filhote, especialmente, são cruciais para seu desenvolvimento futuro e quanto mais socializado ele estiver durante esse período, melhor.

Não socializar um filhote significa que, à medida que cresce, ele pode perder algumas habilidades sociais importantes com pessoas e outros cães, o que pode levar a problemas de comportamento e muito mais. Uma vez que todos nós vamos ficar dentro de casa tanto quanto possível, ajudar o seu cachorro a socializar certamente não vai ser fácil.

2. Adotar um cão mais velho é recompensador

Adotar um cachorro mais velho é uma das coisas mais gratificantes que você pode fazer. Muitos cães mais velhos estão em abrigos à espera de seu lar amoroso há algum tempo, enquanto outros se viram repentinamente em uma situação confusa, por exemplo, se seu dono anterior faleceu. Cães mais velhos em centros de resgate querem apenas ser seguros e amados, e oferecer isso ao seu novo animal de estimação fará você se sentir muito bem.

3. Pule a fase de treinamento

Muitos cães de abrigo mais velhos são, na verdade, perfeitamente treinados e muito bem comportados. É um equívoco comum pensar que cães que acabam em abrigos tendem a ter problemas de comportamento e precisam de muito trabalho.

Embora, é claro, você sempre encontrará cães que se enquadram nessa descrição, muitos são muito bem treinados. Ao contrário dos filhotes que precisam aprender tudo do zero, adotar um cão mais velho significa que você não precisa se preocupar com coisas como treinamento para ir ao banheiro ou aulas básicas de obediência, embora alguns cães possam definitivamente se beneficiar de um treinamento de atualização.

4. Saia mais

Ao contrário de quando você leva um filhote para casa, adotar um cão mais velho significa que você pode começar a desfrutar de passeios e aventuras com ele imediatamente. Você pode levar um cachorro mais velho para passear no parque local no dia em que o levar para casa, se quiser, se achar que ele está em um bom lugar para isso.

Por outro lado, é muito perigoso levar um filhote para fora quando você o leva para casa pela primeira vez, já que ele geralmente precisa ter tomado sua segunda e terceira séries de vacinas antes que isso seja possível.

Antes da segunda rodada de vacinas, seu filhote está particularmente sob risco de contrair parvovírus canino, que pode ser extremamente perigoso ou até fatal. Provavelmente, você precisará esperar pelo menos duas semanas antes de começar a passear com um filhote. Este tempo geralmente é crucial para a socialização, mas muitas vezes tem que ser feito dentro de casa, onde é seguro para o filhote, algo que não é possível durante a pandemia.

Dicas para adotar um cão mais velho

Fornecer um lar amoroso para sempre a um cão de resgate mais velho será uma das melhores coisas que você fará. Algumas dicas para tornar a experiência segura e confortável para seu novo cão, e mais agradável para você, incluem:

1. Forneça a eles um espaço seguro

Muitos cães ficam um pouco confusos e apreensivos ao se mudar do abrigo para sua nova casa. Forneça-lhes um espaço seguro para onde possam se retirar. Muitos cães gostam de tocas, então uma caixa coberta com um cobertor com travesseiros confortáveis ​​e cobertores dentro é uma ótima escolha.

2. Entenda suas necessidades nutricionais

Muitos cães mais velhos requerem um certo tipo de nutrição, especialmente se estiverem progredindo na vida. O centro de resgate deve informá-lo a que tipo de comida eles estão acostumados, e você pode pedir conselhos adicionais ao seu veterinário. Um cão mais velho que sente rigidez e dor nas articulações pode se beneficiar da adição de alguns dos melhores suplementos articulares para cães à sua dieta.

3. Dê-lhes tempo para se acomodarem

Com todos em casa durante a quarentena, pode ser tentador querer começar a passar tanto tempo com seu cachorro e fazer quantas caminhadas você puder. Mas isso pode ser bastante ruim para um cão que acabou de se mudar para uma nova casa, então certifique-se de dar a ele bastante tempo e espaço para se acomodar em sua nova casa. Com afeto consistente, gentileza e respeito de você, seu cão começará a se estabelecer em sua nova casa.

4. Entenda suas necessidades de exercícios

Antes de trazer seu novo cachorro do abrigo para casa, é importante aprender o máximo possível sobre ele e sua raça para que você entenda suas necessidades de exercícios. Dependendo da idade do cão que você está adotando, pode ser necessário adaptar suas expectativas, já que muitos cães mais velhos não exigem uma grande quantidade de exercícios ou preferem passear suavemente no parque.

5. Crie laços com eles

Finalmente, concentre-se em brincar e passar tempo com seu cão. Conheça a personalidade do seu novo cão e descubra o que ele mais gosta de fazer. Muitos cães mais velhos ficarão tão entusiasmados quanto um filhote se você lhes oferecer uma nova brincadeira divertida.

Conseguir um filhote pode parecer uma boa ideia em período de pandemia, mas a verdade é que ficar preso em casa pode fazer mais mal do que bem aos filhotes. Se você decidiu dar as boas-vindas a um novo animal de estimação em sua família, dar a um cão mais velho um lar pode ser uma das melhores coisas que você fará.

  • Back to top