5 dicas para que seu cão pare de pular em cima do sofá - Pet é pop

5 dicas para que seu cão pare de pular em cima do sofá

5 dicas para que seu cão pare de pular em cima do sofá
5 dicas para que seu cão pare de pular em cima do sofá
5 dicas para que seu cão pare de pular em cima do sofá (Foto: Ayla Verschueren/Unsplash)

Se o seu cachorro pegou um hábito de subir no sofá e você quer mudar esse comportamento, pode ser difícil treiná-lo para que ele fique na altura do chão.

Veja também:

+ Vídeo hilário: Gatos se aninham sob cobertas no sofá para assistir a ‘Tom & Jerry’
+ Alimentação: conheça os cuidados necessários em casas que abrigam cães e gatos
+ Vídeo hilário: cãozinho vê animação na TV e tenta ajudar matilha a caçar esquilo

Confira cinco passos para fazer seu cachorro parar de pular no sofá:

1. Certifique-se de ter uma cama para o seu cão deitar

Para evitar que seu cachorro suba no sofá, pode ser interessante ter um lugar para que eles possam deitar, para ficar calmos e relaxados.

Então, deixe a cama do seu cachorro perto do sofá quando você estiver por perto e ensine que ele deve ficar na cama se quiser estar perto de você, mas sem se deitar ao seu lado no sofá.

2. Recorra ao treinamento

Se o seu cão não está respondendo a esses comandos, pode ser que eles simplesmente não entendam as instruções o suficiente e você precisa revisitar essa seção do treinamento básico.

Por exemplo, quando estiver ensinando que o seu cãozinho deve ficar na cama enquanto você está no sofá, recompense-o toda a vez que tiver um bom comportamento. Dessa forma, quando o cão vê sua cama, ele saberá que é um lugar bom e positivo para se estar.

3. Deixar seu cão fazer o que quiser o tornará mais desobediente

Permitir que seu cão suba regularmente no sofá tornará a situação mais difícil, pois ele espera estar lá, em vez de ser solicitado a estar lá. Por isso, se você não deseja que seu cão suba e fique no sofá, tente moldar esse comportamento rapidamente antes que se torne um hábito difícil de mudar.

4. Consistência é a chave

Se você já permitiu seu cachorro no sofá e agora decidiu que não é uma boa ideia, você terá que trabalhar nisso. Como acontece com todas as mudanças de comportamento, você deve praticar regularmente o novo regime para obter os resultados desejados.

Como mencionado anteriormente, é importante que o cão saiba que, se seguir o comando para descer do sofá, ele irá para um lugar positivo onde será recompensado. Lembre-se de ser consistente, não permita que ele suba em certos momentos e reprima esse comportamento em outros, porque isso só deixará ele confuso.

5. Não espere mudanças do dia para a noite

Se o seu cachorro estiver muito animado e não obedecer comandos, não repreenda o comportamento indesejado. O treinamento não será instantâneo e você deve ter muita paciência com seu cãozinho.

A melhor maneira de recomeçar esse processo é usar novamente a cama e, quando estiverem sentados, colocar uma recompensa de comida no chão ao lado da cama, dando-lhes um bom motivo para sentar ali.

O ponto de ter a recompensa naquele local específico é para que o cão possa vê-la claramente, o que lhe dá uma razão para começar em um lugar positivo, mas também, aprendendo a ignorar qualquer distração, porque logo percebem que, ficando em suas camas, ganharão essa recompensa.

À medida que o cão se acostuma a fazer isso, depois de uma semana ou mais, ele fica feliz em ir para a cama e ficar lá durante o filme ou o tempo que você ficar na sala, pois sabe que uma recompensa sempre estará no caminho deles, seja um elogio e um carinho na orelha ou um pedaço de guloseima saborosa.



  • Back to top