5 dicas para deixar o seu gato alegre; e saiba quando ele está triste - Pet é pop

5 dicas para deixar o seu gato alegre; e saiba quando ele está triste

5 dicas para deixar o seu gato alegre; e saiba quando ele está triste
5 dicas para deixar o seu gato alegre; e saiba quando ele está triste
5 dicas para deixar o seu gato alegre; e saiba quando ele está triste (Foto: Milada Vigerova/Unsplash)

Os gatos, por natureza, são criaturas que adoram seguir uma rotina e prosperar em um ambiente amigável e conhecido. Se o seu gato está meio para baixo, saiba como deixá-lo mais alegre!

Veja também:

+ Fotos: veja gatos em uma série de situações bizarras, divertidas ou curiosas
+ ‘Dinheiro para a ração’: vídeo mostra gato que dispensa carinho e força dona a trabalhar
+ Vídeo: gato gigante e hiper-realista ‘aterroriza’ bairro de Tóquio

Naturalmente, qualquer mudança no ambiente os faz sentirem-se inquietos, estressados, ansiosos e até deprimidos. E o fato de que essas criaturas não podem se comunicar na linguagem humana nos faz sentir desamparados. Mas isso é quando você precisa ver as mudanças comportamentais para tomar qualquer ação adicional.

Esses são os sintomas de que seu gato pode estar triste:

  • Prisão de ventre;
  • Diarréia;
  • Comendo menos;
  • Dormindo mais;
  • Urinar onde não deveria.

Bem, se o seu gato está mostrando os sinais acima, há uma grande chance de que ele não esteja realmente feliz. Também são sinalizadores que indicam que você precisa fazer algumas mudanças na rotina do seu gato para deixá-lo feliz.

Sabendo disso, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a fazê-lo feliz novamente:

1. Ofereça exercícios

Uma das principais razões pelas quais seu gato está triste é porque ele tem muita energia armazenada dentro dele, mas nenhum lugar para queimá-la. Muitos gatos domésticos enfrentam esse problema. Pela quantidade de energia que os gatos possuem, se não realizarem atividades suficientes, com certeza se sentirão presos.

Mas nem sempre é possível que o seu gato saia de casa. Em vez disso, invista em brinquedos divertidos para gatos. Eles vão manter o seu gato ocupado e também dar-lhe um motivo para aplicar toda a energia armazenada. Isso inclui brinquedos de ratos, brinquedos com penas, brinquedos com cordas e muito mais.

2. Estimule-os mentalmente

Os gatos herdam sua natureza curiosa porque pertencem à mesma família de gatos maiores, como leões e tigres. Mas aqui está a questão, o que você está fazendo sobre a natureza curiosa deles? Para gatos domésticos, não há muito que ainda não tenham explorado na casa, então isso pode ser um problema. Para ajudar seu gato a lidar com esse tédio, tente esconder suas coisas pela casa e deixe-os caçar.

3. Dê companhia

A maioria dos donos não pode cuidar de seus gatos 24 horas por dia, 7 dias por semana e isso pode torná-los realmente solitários. Isso é quando acariciar em pares vem para o seu resgate. Uma das dicas para manter seu gato animado e feliz é adotar outro. Ambos ficarão ocupados um com o outro, fazendo um ao outro feliz e estimulado mental e fisicamente.

4. Alimente-os com a comida certa

A comida desempenha um papel vital em todos os animais e mamíferos, como os gatos, não são diferentes. Mas aqui está o problema, ao contrário dos humanos, os gatos não podem comunicar o que querem comer ou o que precisam.

5. Ofereça amor

Esta é uma das coisas mais básicas, mas ainda assim a mais subestimada. Às vezes, o amor é a resposta para todos os seus problemas. Se mesmo após seguir os outros tópicos, ainda assim sentir que seu gato está realmente inquieto, preste atenção neles. Gatos, especialmente os domesticados, anseiam pela atenção humana. E se você puder dar a eles muitos abraços e beijos, deve resolver o problema.

  • Back to top