5 dicas para combater a ansiedade e o tédio do seu cão - Pet é pop

5 dicas para combater a ansiedade e o tédio do seu cão

5 dicas para combater a ansiedade e o tédio do seu cão
5 dicas para combater a ansiedade e o tédio do seu cão
5 dicas para combater a ansiedade e o tédio do seu cão (Foto: Jeppe Mønster/Unsplash)

A ansiedade e o tédio do seu cão pode ser um grande problema para a saúde mental dele. Se você deseja que seu cachorro fique mais feliz, confira algumas dicas!

Veja também:

1. Passar tempo juntos

A maioria dos cães adora sair com pessoas e outros cães. Mesmo que um cão não seja muito amigo dos animais ou das pessoas, nenhum cão no mundo quer ser deixado sozinho. Todos os cães precisam passar mais tempo com suas famílias para serem mentalmente saudáveis.

Se deixados muito sozinhos, eles podem ficar deprimidos, desenvolver problemas de comportamento e se tornar destrutivos ou mesmo agressivos. Reserve um tempo para estar com seu cão todos os dias e planeje oportunidades para que cães sociais conheçam outros cães. Passeie com cães que odeiam outros cães à noite, quando menos pessoas estão passeando com seus cães.

2. Escove-os frequentemente

Os cães adoram ser cuidados. Eles podem odiar cortes de unhas ou surtar na hora do banho, mas quase todo cão adora ser escovado, todos os dias. A escovagem não só mantém o pelo limpo, desembaraçado e fora do chão, como também proporciona uma experiência maravilhosa de união.

3. Mantenha-os ativos

Os cães gostam de ficar ocupados. Seu cachorro segue você até o banheiro? Isso porque ele é muito curioso e não quer apenas saber o que você está fazendo, ele quer ajudá-lo a fazer isso. Você pode redirecionar essa curiosidade brincando com seus cães ou apresentando-lhes brinquedos de quebra-cabeça. Dois jogos fáceis de jogar são buscar e esconder.

Com o esconde-esconde, espere até que seu cachorro esteja cochilando e se esconda, digamos, em um armário. Chame o nome do cachorro para que ele encontre você. Recompense seu cão com uma guloseima quando ele o fizer.

Quanto aos jogos de quebra-cabeça, comece com um quebra-cabeça bastante fácil de dominar, que oferece um petisco quando seu cachorro o empurra. Apresente seu cão a brinquedos de quebra-cabeça cada vez mais difíceis com o tempo.

4. Treine seu cachorro

Como a maioria dos cães é motivada pela comida, o treinamento é uma atividade que eles adoram. Os comandos mais comuns são sentar, ficar, vir e deitar. Mas você também pode treinar seu cão para dançar, trabalhar com obstáculos ou se tornar um cão rastreador de cheiros. O treinamento se baseia em seu relacionamento com ele.

5. Mantenha uma rotina

Finalmente, dê ao seu cão uma rotina diária previsível salpicada de novas aventuras. Os cães se sentem mais seguros quando sabem quando vão comer, quando podem fazer as suas necessidades, quando vão passear e quando você estará em casa.

Já se atrasou para chegar em casa do trabalho? Seu cachorro “sabe” a que horas você deve estar em casa e pode entrar em pânico quando você não estiver. Novas aventuras gastam sua energia mental e física, e geralmente as perdem depois. Um cachorro cansado é um bom cachorro.

  • Back to top