5 dicas para alimentar um gato que está comendo menos do que deveria - Pet é pop

5 dicas para alimentar um gato que está comendo menos do que deveria

5 dicas para alimentar um gato que está comendo menos do que deveria
5 dicas para alimentar um gato que está comendo menos do que deveria
5 dicas para alimentar um gato que está comendo menos do que deveria (Foto: Pixabay)

Os gatos são conhecidos por serem muito exigentes quanto ao que comem. Mas, se seu gato não está comendo o quanto deveria, confira algumas dicas para alimentar seu felino corretamente.

Veja também:

+ Conheça a artista que vende suas pinturas para alimentar cães de rua
+ Alimentação: tudo o que você precisa saber para esticar a vida do seu gato
+ Castrou seu gato? Ótimo… agora só falta ajustar a dieta dele

1. Faça uma rotina de alimentação

Siga um esquema de alimentação que inclua refeições em horários específicos durante o dia. Seu gato estará preparado para a comida que receberá se tiver um horário fixo para comer. Além disso, evite deixar comida na tigela além de um ponto e pare com a “alimentação livre”. Alimentar gatos em horários regulares é um truque essencial se você deseja reforçar o hábito alimentar deles.

2. Escolha a tigela de comida certa

Fique longe de tigelas de comida que são pequenas e profundas. Em vez disso, opte por uma tigela larga e rasa. Você também pode considerar aumentá-la para que seja mais fácil para o seu gato alcançar a comida, especialmente se ele tiver artrite ou dor nas costas. Por último, certifique-se de manter a tigela totalmente limpa: os gatos detestam comer em tigelas que contenham pedaços de comida estragada.

3. Coloque a tigela em algum lugar privado

Embora você possa ter a tigela de comida certa, é igualmente necessário encontrar o lugar certo para colocá-la. Os gatos tendem a evitar comer na frente de alguém, sejam humanos ou outros animais de estimação. Eles precisam ficar à vontade quando comem em um lugar tranquilo e privado, por isso, manter a tigela de comida em uma área barulhenta ou muito perto da caixa de areia pode fazer com que recusem refeições.

4. Não sirva comida fria para seu gato

Embora você possa saborear uma fatia de pizza direto da geladeira, seu gato prefere suas refeições quentes. Você pode manter a comida refrigerada do seu gato fora até que ela atinja a temperatura ambiente, no entanto, é mais provável que prefiram comer a comida se ela for aquecida. Você pode fazer isso no fogão ou no micro-ondas, apenas até que esteja quente ao toque.

5. Experimente comida úmida

A maioria dos gatos tem preferência por alimentos úmidos. As comidas úmidas são refeições completas e balanceadas que fornecem umidade e uma quantidade ideal de nutrientes para cuidar das necessidades diárias do seu gato. Tente mudar para refeições molhadas se você achar que seu gato está se tornando cada vez mais seletivo com sua alimentação regular.

Seu gato deve se alimentar melhor com alguma ou uma combinação dessas dicas. No entanto, se o seu gato passa um dia inteiro sem comer, consulte o seu veterinário imediatamente: a perda de apetite pode ser sinal de alguma doença.

  • Back to top