5 dicas para alimentar o seu gato do jeito certo - Pet é pop

5 dicas para alimentar o seu gato do jeito certo

5 dicas para alimentar o seu gato do jeito certo
5 dicas para alimentar o seu gato do jeito certo
5 dicas para alimentar o seu gato do jeito certo (Foto: Abeer Zaki/Unsplash)

Os gatos podem ser exigentes quanto à comida. Mas, além de uma refeição que eles apreciam, é importante garantir que eles tenham uma dieta adequada para mantê-los felizes e saudáveis.

Veja também:

+ Modelos do OnlyFans pedem volta de assinantes para poder alimentar seus cães e gatos
+ Vídeo hilário: gato tenta acabar com o home office, mas dono adota uma solução criativa
+ Gatos sentem ciúme? Especialistas respondem

Confira algumas dicas de como escolher o alimento certo para seu felino:

1. Comida úmida ou seca?

Apesar do debate sobre se é melhor alimentar seu gato com ração úmida ou seca, o mais importante é escolher a ração apropriada para as necessidades dietéticas do seu gato.

“Não há evidências suficientes para recomendar uma sobre a outra, há vantagens para ambas. Um veterinário poderá recomendar a dieta mais adequada”, disse a Dra. Justine Shotton, presidente da British Veterinary Association, ao site Which.

Combinar os dois tipos pode ser uma boa opção, pois seu gato vai gostar de uma variedade de texturas e pode ajudar na ingestão de água. Mas se você não tiver certeza, converse com seu veterinário para obter conselhos personalizados.

2. Alimentação baseada na idade do seu gato

As necessidades nutricionais do seu gato mudam dependendo da idade, por isso é importante escolher uma dieta que corresponda ao estágio de vida do seu gato. Uma boa maneira de começar é procurar uma dieta específica, dependendo se você tem um:

  • Filhote: até 12 meses
  • Gato adulto: 1 a 7 anos
  • Gato idoso: 7 anos ou mais

O nível de atividade e necessidade de energia exigidos por um gato idoso é completamente diferente de um filhote. Proteínas e ácidos graxos são importantes durante o crescimento, mas o quanto seu gato precisa diminui com a idade.

Para gatos mais velhos, você precisa ficar atento ao ganho de peso, pois o declínio dos níveis de atividade significa que a obesidade é mais um risco.

Além disso, o estilo de vida do seu gato também deve ser considerado. Se o seu gato é doméstico pode precisar de uma quantidade menor de comida do que um felino que tem acesso livre à rua. A raça e alguma condição de saúde existente também podem afetar qual dieta seria mais adequada, por isso, é melhor discutir a dieta do seu gato com um veterinário.

3. Uma boa dieta não precisa ser cara

Comida de gato saudável e saborosa não precisa ser cara. Uma pesquisa realizada pelo Which mostra que uma ração barata da marca própria de um supermercado era mais popular entre os donos de gatos (e seus gatos), com impressionantes 93% dizendo que seu gatinho comeu toda a comida.

4. Não exagere na quantidade

Superalimentar seu amado animal de estimação é algo surpreendentemente fácil de se fazer e algo que deve ser observado. A obesidade está em ascensão e é uma das principais preocupações citadas pelos veterinários, por isso vale a pena estar atento ao peso do seu animal de estimação e não ficar muito feliz com as guloseimas.

Não se esqueça de que restos de comida humana e petiscos contribuem para a ingestão diária de calorias do seu gato, então você deve levar isso em consideração ao medir a comida.

5. Dietas vegetarianas devem ser introduzidas com cautela

Se você está tentando reduzir seu consumo de carne por razões ambientais, pode ficar tentado a fazer o mesmo com a dieta do seu animal de estimação, mas isso não é simples.

Os gatos são carnívoros obrigatórios e precisam da taurina, que é encontrada principalmente em proteínas de origem animal, como carne e peixe, portanto, geralmente não é aconselhável oferecer uma dieta vegetariana para seu gato.

É possível ter uma dieta à base de plantas nutricionalmente completa para o seu animal de estimação, mas é muito mais complicado, você deve sempre discutir isso com seu veterinário para garantir que seu gato receba todos os nutrientes de que precisa.



  • Back to top