5 dicas mostram que criar um pavão não tem nada de misterioso - Pet é pop

5 dicas mostram que criar um pavão não tem nada de misterioso



Inspirados pela volta do perfil Pavão Misterioso ao Twitter, resolvemos criar um post para possíveis interessados em ter essa ave exuberante como seu pet. Antes de entrar nessa, saiba que o pavão não gosta de se enturmar com outras aves e produz gritos que podem incomodar ouvidos mais sensíveis.

Isso posto, vamos explicar essa história do Pavão Misterioso. Muitos suspeitam que esse perfil no Twitter seja fake e pertença a um vereador famoso no Rio de Janeiro. O perfil é um disparador de notícias falsas. Ele reapareceu neste sábado, dia 6, com ataques ao jornalista Glenn Greenwald, editor do site The Intercept Brasil e responsável pela divulgação de conversas do ex-juiz Sérgio Moro na Lava Jato, e também ao seu marido, o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), além do ex-deputado federal Jean Wyllys e do jornalista Leandro Demori.

Tudo esclarecido, vamos agora às cinco dicas para que você embeleze o seu quintal com um pavão lindo, mas nem um pouco misterioso:

Fotos Pixabay
1 – Animal espaçoso e barulhento

Cada pavão requer pelo menos 25 metros quadrados. Esse espaço é importante para prevenir doenças e combates territoriais entre as aves. O poleiro deve ter pelo menos 2,5 metros de altura, para que os pavões possam dar seus voos curtos e ventilar suas caudas. Se você mantiver um pavão macho, o poleiro deve ser grande o suficiente para que ele exiba suas longas penas da cauda sem ferimentos.

Outra razão importante para ter a quantidade certa de espaço: os pavões têm um grito alto e estridente, que pode incomodar os vizinhos, especialmente durante a época de acasalamento.

 

2 – País tropical

Pavões adultos são criaturas muito resistentes, mas é importante cuidar do conforto térmico deles. Todas as variações da espécie se originaram em áreas com climas mais quentes. Os poleiros de madeira são a melhor maneira de protegê-los do frio.

Se você estiver criando filhotes, certifique-se de mantê-los em uma área aquecida por quatro a seis semanas após o nascimento. Você deve manter a temperatura acima de 35 graus e abaixá-la em cerca de 5 graus toda semana.

3 – Proteção contra inimigos

Predadores como cães e raposas são a principal preocupação para os donos de pavões, especialmente aqueles que são criados ao ar livre. Os poleiros de madeira são a melhor maneira de protegê-los dos predadores, e os pavões gostam de se empoleirar no alto.

Onde quer que você mantenha seu pavão, certifique-se de que ele esteja seco e quente, pois lama ou umidade podem causar doenças ou quebra de penas. Um poleiro grande, cercado com tela de arame e uma luz de aquecimento formam um bom exemplo para um habitat para seu pavão de estimação.

 

4 – Gourmet exigente

O pavão deve ter acesso a água fresca e ser alimentado com dois punhados de cereais variados todos os dias. Os grãos podem ser comprados na maioria das lojas de ração. Dietas para aves como peru, frango ou faisão podem compor de metade a dois terços das refeições do pavão. De 5% a 10% da alimentação deve consistir em amendoim ou sementes de girassol, suplementadas com vegetais verdes, como repolho ou couve.

Você pode dar pão ou frutas como um petisco ocasional, mas nunca ofereça ossos, pois eles podem sufocar. Outra opção para uma dieta mais rica em proteínas é incluir alguns alimentos para cães ou gatos à base de vegetais.

Os pavões gostam de passear, por isso, se o seu estiver ao ar livre, é muito importante alimentá-los bem, para que eles queiram voltar ao poleiro e não caiam na tentação de procurar comida em outro lugar.

5 – Plano de saúde

Os pavões precisam ser desparasitados a cada dois meses. Produtos como piperazina, Ivomec ou vermífugo de gado podem resolver o problema. Você também pode encontrar produtos fitoterápicos na maioria das petshops. É preciso também proteger o ambiente contra parasitas externos, como ácaros e piolhos.

Procure um veterinário para saber sobre o calendário de vacinação dos pavões. Isso é de suma importância para protegê-los contra doenças aviárias como a coccidiose, que provoca diarreia e compromete a absorção de nutrientes.

Tomados esses cuidados, você terá um ser que irá encher seu quintal de cor e, quem sabe, trazer sorte, como muita gente acredita.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top