5 dicas de especialista para que seu cão pare de latir durante os passeios - Pet é pop

5 dicas de especialista para que seu cão pare de latir durante os passeios

5 dicas de especialista para que seu cão pare de latir durante os passeios
5 dicas de especialista para que seu cão pare de latir durante os passeios
5 dicas de especialista para que seu cão pare de latir durante os passeios (Foto: Pixabay)

Seu cachorro costuma latir nos passeios? Se você está preocupado que ele tenha o hábito de fazer isso, sua apreensão pode piorar as coisas. Confira algumas dicas do treinador de cães Ben Randall para fazer seu cachorro parar de latir para os transeuntes!

Veja também:

+ 3 dicas simples para o passeio perfeito com o seu cão
+ Saiba o que fazer caso encontre um filhote de gato na rua
+ Chihuahua de 21 anos é o cão vivo mais velho do mundo, segundo o Guinness

Cinco passos para fazer seu cachorro parar de latir para as pessoas em uma caminhada:

1. Use o comando ‘saia’

O comando ‘saia’ não é apenas para impedir que um cachorro roube coisas. Ensinado de forma correta e positiva, você começará a ver uma enorme diferença em seu comportamento.

Por exemplo, quando seu cão vê uma distração ou um perigo potencial e pensa em latir, um comando verbal rápido e nítido como ‘saia’ e ‘venha’ deve ser tudo o que é necessário para desarmar a situação.

2. Lembre-se da importância da recompensa

Uma vez que seu cão ignore a distração e você tenha passado dela, depois de um período de tempo, recompense-o por sua obediência. O reforço positivo é uma arma poderosíssima no treinamento de um cachorro, então elogios e guloseimas devem fazer seu cachorro associar o bom comportamento a algo positivo.

3. Pare a perseguição 

Se impedir que seu cão entre em um estado em que ele fique mais propenso a latir para estranhos deve ajudar no treinamento. Permitir que seu cão persiga um objeto em movimento, como uma bola arremessada no ar, pode ser muito divertido, mas aumentará seu impulso de caça e aumentará seu estado de espírito hiperativo.

Muitos cães gostam de perseguir e agarrar, e eles fazem isso repetidamente, mas se isso os deixa muito eufóricos. Existem outras maneiras de seu cão se divertir com a bola, sem que você perca o controle da situação.

4. Como brincar corretamente

Mantendo o cão na coleira, incline-se e coloque a bola de tênis na grama ou em um caminho, dê o comando ‘saia’ e, em seguida, afaste-se com seu cão no calcanhar para fazer o que chamaríamos de ‘recuperação de memória’.

Seu cão sabe que você deixou cair a bola e ele aprende que quanto mais perto eles se aproximarem de você, mais foco eles podem manter em você e mais rápido eles perceberão que você parou, se vira e os manda de volta para a bola.

5. Recupere e repita

Dê ao seu cão várias recuperações de memória em cada caminhada, entre cada recuperação, seu cão estará em um estado de espírito relaxado e calmo, aproveitando o relacionamento que ele tem com você em sua caminhada, e você conseguirá suavizar tudo, até que você esteja de volta no controle da situação.



  • Back to top