5 coisas que podem estressar demais o seu gato - Pet é pop

5 coisas que podem estressar demais o seu gato

5 coisas que podem estressar demais o seu gato
5 coisas que podem estressar demais o seu gato
5 coisas que podem estressar demais o seu gato (Foto: Alice/Unsplash)

Se você está preocupado que seu gato possa estar se sentindo estressado, aqui estão as coisas mais comuns que podem estressar os felinos domésticos.

Veja também:

+ 5 perguntas que você deve responder antes de levar um gato pra casa
+ Durante briga, mulher sorri e joga cãozinho do namorado de varanda no sétimo andar
+ Cuidado! As doenças causadas por carrapato podem ser letais para os cães

Os gatos são criaturas sensíveis e podem facilmente se sentir sobrecarregados e estressados. Este é um problema comum mesmo entre gatos domésticos que são sempre mantidos em um espaço seguro.

Se você acha que algo está estressando seu gato, aqui estão algumas coisas comuns a serem observadas:

1. Ruídos

Os gatos não gostam de barulhos altos. Eles são hiperconscientes e têm uma audição muito sensível, então os ruídos naturalmente soam mais altos para eles. Isso pode facilmente estressá-los e deixá-los nervosos.

Se você tem um gato, tente criar um espaço mais tranquilo para ele. Ouça música com fones de ouvido, mantenha a televisão em volume baixo e tente não receber convidados muito barulhentos. É por isso que as crianças muitas vezes podem deixar os gatos muito estressados, pois são naturalmente barulhentas.

No entanto, os gatos podem ser menos sensíveis ao ruído se cresceram em uma casa barulhenta e podem se acostumar com os sons altos.

2. Movimentos rápidos

Movimentos rápidos e espontâneos podem facilmente desencadear a resposta de luta ou fuga dos gatos, então tente fazer movimentos mais lentos e deliberados quando estiver perto deles.

Isso geralmente não é grande coisa, mas pode começar a afetar negativamente o seu gato se acontecer com frequência suficiente.

3. Ser incomodado

Incomodar seu gato de vez em quando não é o fim do mundo. Seja dando um beijo rápido na cabeça ou acariciando, é uma daquelas coisas inofensivas que muitas pessoas se sentem tentadas a fazer.

Mas você não quer incomodar muito seu gato, especificamente quando ele está descansando ou dormindo. Fazer isso pode fazer com que eles se sintam no limite e comecem a ter estresse antecipatório. Os gatos não gostam de sentir que não podem descansar com segurança ao seu redor.

4. Coisas novas

Os gatos são um pouco como nós no sentido de que não gostam de mudanças ou coisas novas. Isso pode vir na forma de um hóspede chegando, movendo-se ou mudando algo em seu espaço de vida.

Tente facilitar as grandes mudanças e dê ao seu gato a chance de se adaptar e se acostumar com a novidade. Isso irá ajudá-los a se sentir mais no controle e à vontade.

5. Conflito

Os gatos geralmente não gostam de conflitos e podem ficar extremamente estressados ​​​​se houver muito. Isso geralmente pode acontecer quando os gatos vivem com outros animais, o que pode ser um inconveniente para os humanos, mas ainda pior para os animais.

Nesse tipo de situação, é importante tentar criar paz entre seus animais para reduzir o conflito. Para fazer isso, você pode ter que separá-los ou tentar distraí-los com comida ou brinquedos. Se o pior acontecer, você pode ter que considerar realocar um deles para evitar o conflito.



  • Back to top