13 questões fundamentais para quem pensa em adotar um hamster - Pet é pop

13 questões fundamentais para quem pensa em adotar um hamster

13 questões fundamentais para quem pensa em adotar um hamster
13 questões fundamentais para quem pensa em adotar um hamster
13 questões fundamentais para quem pensa em adotar um hamster (Foto: Ricky Kharawala/Unsplash)

Pequenos, fofos e fáceis de cuidar. Decidiu que quer adotar um hamster de estimação? Veja tudo o que você precisa saber antes desse passo importante!

Veja também:

+ Confira 9 pets pequenos que podem conviver bem com o seu cão
+ Para quem tem preguiça: confira os 19 pets que dão menos trabalho para criar
+ Cães, gatos, peixes, aves, roedores: conheça o ranking dos pets mais populares nos EUA

1. Os hamsters assustados realmente comerão seus próprios filhotes?

Segundo especialistas, os hamsters matam ou comem seus filhotes em certas situações. Machos e fêmeas são conhecidos por matar ou comer seus filhotes se eles sentirem que estão em perigo ou que o ninho está sendo muito incomodado.

Este comportamento agressivo pode ser desencadeado pela presença de animais de estimação maiores ou humanos desconhecidos, por isso é importante manter os hamsters que se tornaram pais recentemente isolados de ruídos altos e visitantes curiosos.

2. As bolas e rodas de hamster são realmente seguras e agradáveis para eles?

As bolas de hamster são uma maneira extremamente segura e divertida para os hamsters se exercitarem e ficarem em forma. Se a gaiola for grande o suficiente, as rodas de hamster também são benéficas.

Mas, é importante garantir que a bola ou roda seja projetada especificamente para hamsters, e não para outros roedores como porquinhos-da-índia ou ratos. Ao comprar uma bola ou roda, certifique-se de que seja grande o suficiente para o seu hamster usar sem arquear muito as costas.

3. Preciso cortar as unhas do seu hamster?

As unhas de hamster crescidas demais podem interferir na aparência, alimentação e mobilidade normais. Por isso, hamsters com unhas que crescem muito rápido podem precisar de cortes frequentes. No entanto, é melhor deixar as manicures dos hamsters para os profissionais.

Como seus dedos e pés são tão pequenos, seus ossos podem ser quebrados facilmente. Se você decidir cortar as unhas do seu hamster, consulte o seu veterinário para saber a melhor maneira de fazê-lo com segurança.

4. Posso deixar meu hamster sozinho por um ou dois dias?

Se você está considerando uma viagem ou um fim de semana fora, você pode estar se perguntando se não há problema em deixar seu animal de estimação sozinho em casa. Especialistas afirmam que os hamsters ficam bem quando são deixados sozinhos por um ou dois dias, mas se você vai demorar mais do que isso, deixe que um amigo ou vizinho cuide do seu hamster.

É vital garantir que o suprimento de água do seu hamster não seja comprometido enquanto você estiver fora. Tigelas de água podem ser derrubadas e as garrafas podem funcionar mal ou pingar constantemente até que estejam vazias.

5. Como saber se o seu hamster está acima ou abaixo do peso?

Se um hamster ingerir muitas calorias ou não fizer exercícios suficientes, pode ficar acima do peso. Uma pista de que seu hamster está acima do peso é que ele não consegue dormir confortavelmente.

Por outro lado, um hamster doente ou desnutrido muitas vezes parecerá emaciado. Se os olhos de um hamster parecem fundos ou a caixa torácica pode ser facilmente vista, isso é considerado uma evidência de perda de peso prejudicial à saúde.

6. Os hamsters precisam de visitas regulares ao veterinário?

Assim como animais de estimação maiores, os hamsters se beneficiam de verificações regulares de bem-estar. Hamsters são propensos a tumores e problemas dentários, por isso é importante examiná-los regularmente.

Os exames veterinários para hamsters geralmente envolvem o exame da posição dos incisivos, a palpação do abdômen em busca de tumores e a avaliação da pele e do pelo em busca de evidências de micose ou ácaros.

7. Algumas raças de hamsters são mais amigáveis ​​do que outras?

A raça de um hamster afeta mais do que seu tamanho e cor da pelagem. As raças de hamsters de estimação mais populares incluem o sírio ou dourado e o anão russo. Converse com um veterinário ou funcionário de uma loja de animais para obter orientação sobre qual raça pode ser a certa para você.

8. Posso manter dois hamsters juntos na mesma gaiola?

Os hamsters podem ser pequenos, mas isso não significa que não apreciem ter espaço pessoal. Dois hamsters às vezes podem se dar bem, mas dois machos ou duas fêmeas na mesma gaiola costumam brigar como forma de comportamento territorial.

Os hamsters sírios, em particular, preferem viver sozinhos. Também é importante lembrar que manter hamsters de sexos diferentes na mesma gaiola provavelmente resultará em uma ninhada de filhotes.

9. Posso alimentar o meu hamster com restos de vegetais ou frutas?

A maior parte da dieta de um hamster deve ser comida para hamster. Mas dar ao seu hamster uma mordida nas sobras de salada geralmente não tem problema. Os hamsters podem comer verduras, fatias de cenoura, maçãs, nozes e outros alimentos típicos de uma salada.

Ao oferecer frutas e vegetais aos hamsters, certifique-se de que estejam frescos e bem lavados. Não alimente o seu hamster com cebola ou alho, pois esses alimentos contêm uma substância que pode interferir com os glóbulos vermelhos do hamster. Hamsters também nunca devem receber comida com molho ou temperos.

10. Você pode manter um hamster em uma gaiola com outro tipo de roedor?

Especialistas afirmam que é uma má ideia colocar o seu hamster na mesma gaiola que um coelho, porquinho da índia, rato ou outro roedor. Diferentes roedores têm necessidades dietéticas e de habitat diferentes, por isso, manter duas espécies diferentes juntas pode resultar em agressão e ferimentos.

Além disso, os ratos e camundongos podem carregar vírus ou bactérias que podem ser transmitidos aos hamsters, portanto, manter seus pequenos animais de estimação em habitats separados é uma escolha mais segura.

11. Quanta comida um hamster pode manter nas bochechas?

Hamsters são famosos por sua capacidade de encher suas bochechas com quantidades aparentemente infinitas de comida. Mas, na verdade, os hamsters podem armazenar cerca de 20% do tamanho de seu corpo nas bochechas.

Essas bochechas são mais do que espaçosas, isso é devido ao fato de que os hamsters têm músculos retratores especiais em suas bochechas que os ajudam a reorientar os alimentos dentro de suas bocas, permitindo-lhes encher o máximo possível.

12. O que fazer se os dentes do meu hamster crescerem muito?

Os hamsters adoram mastigar e essa mastigação constante normalmente ajuda a manter os dentes saudáveis. Mas se os dentes do seu hamster ficarem muito longos, você nunca deve tentar apará-los em casa. Os dentes do hamster só devem ser aparados por um veterinário.

13. Os hamsters realmente se relacionam com seus donos?

Como muitos roedores, os hamsters têm uma visão relativamente ruim. Apesar disso, eles podem ser capazes de diferenciar entre as pessoas. Os hamsters reconhecem as pessoas na família e sabem qual humano lida mais com elas. Isso provavelmente se deve ao cheiro, e não ao reconhecimento de rostos. Graças à sua audição sensível, um hamster também pode ser capaz de reconhecer a voz de seu dono.

  • Back to top