10 táticas eficientes para desestressar o seu cão - Pet é pop

10 táticas eficientes para desestressar o seu cão

10 táticas eficientes para desestressar o seu cão. Foto: Pixabay
10 táticas eficientes para desestressar o seu cão. Foto: Pixabay
10 táticas eficientes para desestressar o seu cão. Foto: Pixabay

Assim como os humanos, os cães também podem ficar estressados. Sobretudo em um período tão particular quanto a quarenta em meio à pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, listamos 10 táticas eficientes para desestressar o seu cão.

Veja também:

1. Identifique as situações estressantes

Se você mora com seu cão há algum tempo, provavelmente já sabe identificar as situações – ou tipo de situações – que afetam o seu animal de estimação. Trovões, fogos de artifício ou qualquer coisa que envolva muito barulho são alguns exemplos de elementos que podem deixar seu pet estressado.

2. Crie situações estressantes gradativamente

Se seu cão não gosta de passear de carro, evite longos trajetos logo de cara. Você pode colocá-lo dentro do veículo apenas para entrar ou sair da garagem, por exemplo. Com gestos gradativos, seu pet vai se acostumando aos poucos e logo estará preparado para uma viagem mais longa.

3. Mantenha a calma

Em vez de deixar a ansiedade e o nervosismo tomarem conta do seu cão, tente evitar o estresse antes que ele apareça. É mais fácil impedir que o cachorro fique nervoso do que diminuir seu estado de estresse ou medo. Faça uma pausa e tente distrai-lo.

4. Mantenha-se calmo

Os cães são sensíveis ao humor dos humanos, por isso, lembre-se de respirar fundo e manter a calma quando as situações também estão nos deixando estressados.

5. Faça exercícios

Exercícios também ajudam os animais a lidarem melhor com o estresse. Antes de uma situação desconfortável, faça uma longa caminhada com seu pet. Um passeio vai ajudá-lo a ficar mais calmo.

6. Aumente o som

Coloque o rádio para tocar nas viagens de carro para abafar os ruídos de tráfego ou ligue a televisão para que o som ajude a distrair o seu pet do barulho exterior. Mas cuidado com o volume!

7. Dê carinho a seu cão

Faça carinho no seu cão para reconfortá-lo diante de situações estressantes. Fale com voz suave, seja gentil e passe confiança para o seu pet. Isso não vai deixá-lo mimado, você estará apenas ajudando seu companheiro em um momento difícil.

8. Treine seu pet

A chegada de um novo animal de estimação pode ser uma situação bastante estressante para os cães. É fundamental que ele seja treinado para lidar melhor com diversas situações, como aprender a viver em harmonia com outros pets.

9. Tire um tempo de sossego

Quando o seu cão está se sentindo muito estressado, um tempo de sossego pode fazê-lo se acalmar. Uma sala silenciosa, por exemplo, pode ajudar um animal ansioso até que ele fique mais tranquilo.

10. Crie uma distração

Para encerrar a lista de táticas eficientes para desestressar o seu cão, tente criar uma distração para o seu cão. Nem sempre é possível escapar de situações estressantes, o jeito é tentar lidar com isso da melhor maneira possível. Exercícios ou petiscos são alguns truques para desviar o foco dele do que está acontecendo ao redor.

Veja também:

 

  • Back to top